quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HABILIDADES DO PERFIL EMPREENDEDOR

Numerosos estudos demonstram que os indivíduos possuem qualidades ou traços próprios que são distintivos de sua personalidade, estes lhe dão uma característica particular na sua forma de ser, de estar, de ver o mundo que o rodeia, e outros que são atribuídos a fatores endógenos como é a herança genética, (como por exemplo, habilidades físicas, intelectuais, etc.).
Estas qualidades configuram indivíduos com diferentes potencialidades ou talentos, de maneira que existem sujeitos que estão mais habilitados para desempenhar com maior possibilidades de êxito em distintas áreas da vida, como são as de tipo acadêmico, social, emocional, artístico, desportivo, etc. É importante destacar que nenhuma potencialidade ou talento é por si superior a outra.
Sem dúvida, quando estas potencialidades não são ensinadas ou não se desenvolve adequadamente, diminuem sua expressão e o nível de impacto que o indivíduo produz em seu meio.
Mais ainda, quando se trata de habilidades de empreendimento econômico constatamos que estas são as que menos têm sido ensinadas, entre outras razões por que não se conheciam ou só eram pesquisadas por centros de estudos e um número reduzido de pesquisadores.
Outros estudos têm demonstrado que os traços de criatividade, inovação e o de assumir riscos calculados definiriam por si todo perfil empreendedor e seriam fatores críticos do empreendedor de negócios. Isto diferencia o caráter empreendedor não o êxito. Outros perfis de personalidade associados a comportamentos sociais bem-sucedidos como por exemplo: um profissional destacado, se relacionaria mais com habilidades e conhecimentos técnicos específicos.

EMPREENDEDOR = INOVAÇÃO + RISCO

Existiria, outra série de atributos associados, em maior ou menor grau, ao perfil empreendedor. Estas características se encontram, também, em pessoas não empreendedoras, as que foram capacitadas ou desenvolvidas e que acabam por influir no nível de êxito do empreendimento.
Pesquisadores neste assunto, afirmam que somado ao conhecimento prático, nos levam postular que os empreendedores têm associado a seu comportamento eficaz cinco traços ou habilidades marcantes em sua personalidade:

1. Alto conhecimento de si mesmo e Autoconfiança;
2. Forte motivação para o êxito;
3. Visão de futuro realista e otimista;
4. Capacidade de planejamento e organização; e
5. Comunicação eficaz e geração de redes de contato, apoio.

sábado, 9 de janeiro de 2010

LIBERDADE PARA EMPREENDER

É preciso apostar, cada vez mais, nos empreendedores, ainda que a capacidade de empreender seja um conceito difícil de definir. Os economistas reconhecem sua importância, desde a análise do desenvolvimento econômico, feito por Schumpeter, na transição do século.
Indivíduos com visão, dispostos a arriscar seus próprios recursos e o de outros investidores em novos produtos e serviços são o motor que combinam capital humano e físico, estimulando o crescimento econômico e social da sociedade.
O mercado recompensa o mérito, a capacidade, a coragem de correr riscos, a sorte e o sucesso dos empreendedores por meio do lucro (a justa recompensa pelo risco que correu).
Os prêmios (os lucros) diferem porque os desempenhos dos empreendedores diferem. Ganhos desiguais são uma prova inconteste de que o mercado está cumprindo a sua missão.
Os intelectuais não gostam do mercado porque não considera a riqueza o resultado de um processo de criação, como a arte e a literatura. Os intelectuais consideram a riqueza, quando acumulada, roubada, e banal quando herdada. Eles consideram a riqueza uma quantidade finita, como os recursos “não renováveis”, as pessoas que enriquecem são as que já repetiram o prato antes que outras pudessem comer sua primeira porção.
Os intelectuais simplesmente não conseguem relacionar a riqueza de um empreendedor ao processo de criação / destruição criativa.
O ataque à “cobiça“, vontade de crescer, prosperar dos empreendedores é na realidade, um ataque à liberdade de empreender. Empenhar-se na defesa deste direito é uma forma de preservar a liberdade humana.
É preciso mudar a atitude e o comportamento das pessoas nas suas vidas particular e profissional para que possam assumir uma postura mais empreendedora, mais positiva diante da vida empresarial.
Há pessoas que sofrem muito para mudar de um “status” de empregado para um de empreendedor e são submetidos a um elevado nível de “stress” por isso.
Embora algumas culturas incentivem a capacidade empresarial mais do que outras, todas as culturas têm reservas de talento que vêm à tona quando o ambiente é propício para negócio. É preciso resgatar a figura do empreendedor que assume riscos.
As viagens de descobrimento portugueses dos séculos XV e XVI são comparadas aos programas de espaciais de hoje – ambos são vistos como esforços nacionais que visão explorar o desconhecido e abrir novas fronteiras.
É muito grande o número de pessoas, em Portugal e no resto do mundo, que acreditam que ganharão muito dinheiro começando um negócio novo em uma incubadora de empresas de base tecnológica. A grande maioria fracassará ao tentar levar adiante suas idéias. Ainda assim, essa vontade conduz uma economia para novos apogeus quando encorajados por uma atmosfera regulatória favorável e baixo impostos sobre lucros, ganhos de capital e rendimentos.
Ser empreendedor significa ter capacidade de iniciativa, imaginação fértil para conceber as ideias, flexibilidade para adaptá-las, criatividade e inovação para transformá-las em uma oportunidade de negócio, motivação para pensar conceptualmente, e a capacidade para ver, perceber a mudança como uma oportunidade.
Um país somente será verdadeiramente desenvolvido na medida em que souber criar, para seus empreendedores, um ambiente no qual elas tenham condições de melhorar e inovar mais rapidamente que suas rivais estrangeiras. Por outras palavras: os empreendedores precisam de condições que lhes permitam inovar, o que invariavelmente se dá pelo emprego adequado de tecnologias já existentes.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

ESCOLHENDO UM NEGÓCIO

Como professor de empreendedorismo sou sendo constantemente questionado sobre qual a maior dificuldade de um empreendedor. Invariavelmente, quem pergunta deseja obter uma resposta em uma ou duas palavras; tal como falta de capital, ou falta de experiência, enquanto eu, por outro lado, gostaria de sentar-me durante horas e explicar todas alternativas.
Uma vez que, em geral, não posso fazer isso, vou tentar colocar aqui os obstáculos mais comuns que surgem nos negócios. Para um melhor detalhamento, sugiro a leitura e a consulta de publicações especializadas.
O empreendedor que optar por negócio incompatível com sua formação e seus interesses provavelmente terá dificuldades no desenvolvimento de seu projeto. É importante que ao estabelecer um empreendimento seja levado em consideração a satisfação pessoal. Uma escolha errada pode implicar na perda de todo seu capital investido no empreendimento bem como o trauma do fracasso.
A decisão de abrir um negócio, tomada num momento de pânico – desempregado ou no risco de tornar-se um – em um ambiente desconhecido, é passagem garantida para o fracasso. Muitos empreendedores são vítimas disso. Tomam decisões relativas ao empreendimento de forma impulsiva. A perda de um emprego quase sempre pode ser o pior cenário para a abertura de um negócio.
O potencial empreendedor acabou de passar por uma experiência psicologicamente estressante e não se encontra preparado para tomar de maneira objetiva as difíceis e necessárias decisões.
O candidato a empreendedor que se agarra a primeira oportunidade de negócio que aparece à sua frente corre um sério risco de não ter sucesso no seu empreendimento. É preciso investir um pouco de seu precioso tempo para analisar cuidadosamente quais são suas reais aptidões e escolher uma atividade que seja compatível com seu potencial empreendedor.
Não ter a preocupação de criar uma oportunidade de negócio a medida de suas necessidades e desejos pode significar a perda de tempo e recursos. É preciso estar aberto para conselhos e sugestões dos amigos, familiares e de especialistas em negócios com o objetivo de perceber seus pontos fortes e suas limitações.
Os empreendedores precisam entender que precisam de um grupo de apoio com o qual possam trocar ideias. Se não tiver apoio, particularmente da família, pode ser fatal. Ter um negócio é realmente algo tão absorvente e o suporte familiar ao empreendedor é extremamente importante.
Muitos indivíduos criam empresas e algum tempo depois descobre que aquilo que almejava era totalmente diferente do que podia obter no papel de empreendedor. Ou seja, aprende da maneira mais dura a respeito de quais são os requisitos necessários à escolha de um ramo de negócio.
O ponto de partida para encontrar um negócio compatível com suas verdadeiras aspirações está na realização de auto-análise; isto exige que olhemos para o passado, ao tomar decisões relativas ao futuro, objetivando encontrar o ambiente ideal no qual o empreendedor se dê bem e principalmente realizado.
Se o indivíduo está procurando uma ocupação de período integral como proprietário de um micro empreendimento, provavelmente gastará, pelo menos no início, 50, 60 ou 70 horas por semana nessa empreitada. Ela se tornará parte do empreendedor, se a escolha for certa, será gratificante e emocionante. Caso contrário, irá arrepender-se de ter iniciado o negócio.