domingo, 28 de março de 2010

EMPREENDEDORISMO E O MEIO AMBIENTE

O exame da literatura nos permite argumentar que inovação e empreendedorismo estão cada vez mais intrinsecamente relacionados com a envolvente ambiental.
É fundamental para a economia a transformação de inovadores em empreendedores, como também, criar um ambiente econômico, social, político,... que favoreça a inovação ao insumo básico do empreendedorismo. Para muitos, tornar-se um empreendedor é uma maneira de “viver o próprio sonho”. A busca por novas oportunidades traz grandes incertezas para os empreendedores.
A tarefa crucial para o espírito empreendedor é administrar, com eficiência e eficácia, as incertezas inerentes à criação de novos empreendimentos. A mudança tem que estar incorporada à cultura da empresa desde a sua criação. Esse é o desafio no mundo das empresas iniciantes.
As competências centrais de aprendizado para construir empresas sustentáveis são desenvolver uma visão compartilhada, desvendar e testar modelos mentais, adotar e atualizar futuros emergentes, promover discussões estratégicas de larga escala e reformular forças que mantém o “status quo”.
A busca de oportunidades de negócios promete recompensas, mas está rodeada de incertezas. Ignorá-las e seguir adiante foi o enfoque escolhido pela primeira geração de "empreendedores ponto.com", e as consequências disso já são amplamente conhecidas.
Outra categoria de empreendedores procura evitar as incertezas e não se aventuram, esquecendo-se de que sem riscos não existem recompensas.
Estamos na sociedade da pós-informação. Cada vez que uma nova onda surge, vivemos uma época de incertezas. Agora chegamos ao ponto em que a situação talvez nunca se estabilize: um estado contínuo de incerteza.
As oportunidades estão em toda parte. Antes de tudo, o indivíduo deve analisar suas próprias capacidades e paixões. Se a pessoa não gosta do que faz, suas chances de sucesso são exíguas.
O sucesso de um empreendimento depende de quatro condições:
a)Objetivo comum;
b)Reação ao ambiente;
c)Fluxo de informação eficiente e eficaz; e
d)Liderança capaz.
Qual é o segredo de um empreendimento enfrentar os novos desafios? Como operar num círculo virtuoso quanto à forma de gerir pessoas, tecnologia, desenvolvimento do produto/serviço e alocação de recursos? As quatro fontes competitivas sustentáveis que podem dar respostas a essas indagações são:

1.Liderança Empreendedora
a)Cada uma destas práticas representa uma viragem radical em relação às formas tradicionais de gestão;
b)Utilizar a liderança empreendedora significa que as inovadoras atraem e conservam os melhores talentos e que os seus empreendedores edificam organizações abertas e com uma abordagem humanista de gestão; e
c)Estes empreendedores combinam uma compreensão profunda da tecnologia, num sentido empreendedor nos negócios e entendem a mudança fundamental – os mercados da alta tecnologia passaram de “empurrados” pelos produtos para puxado pelo cliente.

2.Uso de Tecnologias Abertas
Por “tecnologias abertas” entende-se a visão de que as empresas de base tecnológica, criada via incubadora, ouvem os clientes e dão-lhes a tecnologia que eles querem, tendo sido desenvolvida ou não internamente;

3.Desenvolvimento de Novos Produtos
Para facilitar o desenvolvimento sem barreiras dos produtos, as empresas de base tecnológica utilizam uma metodologia de equipe que se diferencia radicalmente do método tradicional de ir “passando” o produto/serviço, depois para as vendas, e depois para o cliente. Esta equipe multifuncional estuda as necessidades dos clientes para desenvolver os protótipos, cujo feedback é usado para modificar os produtos/serviços.

4.Alocação e Gestão de Recursos Humanos
Com uma alocação de recursos humanos muito disciplinada, as empresas de base tecnológica reconhecem rapidamente o que resulta ou não. Isso permite mover rapidamente o capital humano, financeiro e intelectual dos projetos que não resultam para os de maior potencial de sucesso.
Uma empresa na qual os seus empreendedores e funcionários se unem em torno de um objetivo, será bem-sucedida. Portanto, a maior responsabilidade do empreendedor é unificar a empresa em torno de um objetivo comum, propiciar a liberdade para que todos os colaboradores possam desenvolver e aplicar seus talentos, em suma, uma melhor qualidade de vida no ambiente da empresa.

Isso significa que os pensamentos e realizações de cada integrante de uma organização devem estar alinhados com os objetivos estabelecidos pelo empreendedor.
Nesse sentido, empreendedores hábeis podem exercer um controle bastante sutil sobre toda a empresa, como se tivessem conduzindo cada colaborador pela mão.
A identificação de novas idéias de negócios é, sem nenhuma dúvida, o núcleo de toda atividade empreendedora, uma vez que a pessoa haja realizado um consciente processo de auto-avaliação através, do qual consegue identificar aqueles aspectos que lhe caracterizam como indivíduo, com os quais deverá fazer frente ao desejo de ser um empreendedor.
A sociedade da informação, na qual vivemos, é cada vez mais a sociedade do empreendedorismo e reclama una cultura de arrojo no que fazemos.
Indivíduo com a cultura do empreendedorismo é capaz de criar, detectar uma oportunidade, localizar a informação, analisá-la, aplicá-la para criar riquezas (Kuratko, 2001).
Para fazer um projeto de empresa tem-se que buscar a informação. O empreendedor é um hábil coletor de informação, o que lhe permitirá sair na frente da criação e identificação de oportunidade.
O desafio que se coloca diante dos empreendedores é equilibrar os objetivos internos (visão pessoal, visão organizacional, tradução da visão em objetivos específicos e mensuráveis)e os externos (desenvolvimento do cenário para o setor, tradução dos cenários em produtos/serviços ideaisque atuariam em cada cenário).

sábado, 6 de março de 2010

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Urge investir em empresas verdes, em ecoempreendcdores e em suas ideias aparentemente malucas para diminuir o consumo de energia ou encontrar substitutos limpos para o petróleo. A lista é enorme: são dezenas de empresa. O setor de energias renováveis é o lugar certo para quem quer ganhar dinheiro no século 21. Essas empresas valerão centenas de bilhões de reais num futuro muito próximo.

Nos últimos anos, corre-se atrás de um Google da energia verde – a empresa que transformará o mundo da energia como o Google mudou a internet e a Microsoft, a computação. As empresas de energia limpa vêm atraindo mais investidores do que os outros setores. As oportunidades são enormes para investir em empresas com tecnologias incipientes e revolucionárias, com loucas, mas que podem transformar mercados inteiros se der certo.

Só a inovação pode combater a escassez de recursos naturais num século em que a população pode chegar a nove bilhões de pessoas. A demanda por energia e recursos naturais vai aumentar muito, particularmente nos países emergentes. E novas inovações serão necessárias para atender a essa explosão na demanda.
A busca pelo Google verde é global. A substituição do petróleo por biocombustíveis mais barato e menos poluentes é considerada a empreitada com mais chances de gerar retornos bilionários.