sábado, 31 de julho de 2010

CICLOS ECONÔMICOS E A INOVAÇÃO

A atividade econômica e seus ciclos têm sofrido mudanças rápidas e muito significativas nos últimos anos. É difícil deixar de reconhecer que a economia mundial entrou em uma fase distinta a todo o que se havia visto no mundo anteriormente. A geração de riqueza por parte das novas empresas é verdadeiramente surpreendente.

O desenvolvimento pleno da economia de um país somente se alcançará via inovação. A inovação agrega valor. Um exemplo excelente de criação de valor sobre uma commodity é o do empreendimento desenvolvido por um bioquímico que elaborou um dispositivo que permite estender significativamente a vida útil da uva, conseguindo por conseqüência melhores preços para este produto.

Para entender o impacto desta inovação, bastam ter presente que se estimam em vários milhões de dólares as perdas do setor exportador de uvas que chegam ao destino com uma qualidade inferior à especificada nos contratos de compra.

Este caso é relevante, porque dele se desprendem ao menos duas grandes lições: em primeiro lugar que se pode e (deve) inovar em qualquer setor da economia. E segundo, o processo de inovação poucas vezes é previsível, lógico e ordenado. Estamos presente de um caso de um inovador que teve a atitude para fazer, correr riscos para obter um grande êxito na busca pela inovação.

Precisamos desenvolver modelos de inovação que seja baseado em quatro fortes ideias. A primeira é centrar o propósito da inovação na criação de valor. Assim, entendemos por inovação ao processo pelo qual os sistemas produtivos desenham e mantêm vigentes suas propostas de valor no mercado.

A segunda ideia central é que a inovação não é um luxo reservado às grandes multinacionais. Em uma era marcada pela mudança, inovar se tem convertido em um requisito para ser e permanecer competitivos, com independência para enfrentar as grandes empresas.

Se avaliarmos o valor de ter presente três fontes principais de inovação: tecnologia, modelos de negócios e design. Cada uma destas fontes traz em seu bojo a criação oportunidades e desafios próprios e diferenciáveis de outras.

A inovação é um tema de empreendedores. É fundamental que a empresa que quer ser boa inovando gere competências laborais em seus próprios recursos humanos e seja capaz de construir redes com outras pessoas externas a ela.

A tarefa de inovar obriga ao empreendedor estar observando e decodificando os desejos e necessidades do nosso público-alvo. É preciso gerar condições para que cada membro da organização se veja a si mesmo como um sensor da realidade, atento aos desajustes entre os produtos e serviços da empresa e as necessidades dos usuários.

É necessário gerar um clima propício à inovação. As organizações que destacam por inovar bem mostram uma consistente capacidade para criar um clima fértil para a criatividade e a adaptação confiando nas capacidades tanto de análises como de sínteses de seus membros.

Os seguintes exemplos atestam o ritmo e a intensidade do que muitos chamam “a economia do conhecimento”. Uma empresa como Google, que não vende produtos tangíveis, foi fundada apenas uns dez anos atrás, e já alcançou ao final de 2007 um valor de mercado que supera os bilhões de dólares e possivelmente apresenta-se atualmente como principal competidor de Microsoft.

Outra empresa como Youtube, foi iniciada somente 18 meses antes de sua venda, que se realizou em 2006 por 1,65 milhões de dólares. Enquanto que o CEO de Facebook tem menos de 25 anos, dirige a dita empresa fundada por ele mesmo: o valor de Facebook já se calcula em vários bilhões de dólares. Aos 22 anos este jovem gerente geral tinha rechaçado uma oferta de compra de quase um bilhão de dólares por parte de Viacom.

O valor das ações de America Online, provedor de serviço de Internet, cresceu 80 mil vezes em sua primeira década, e em plena bolha de Internet a empresa fundiu-se com gigante mediático Time-Warner. No ano 2000 a empresa Cisco chegou a ter um valor próximo aos 30 bilhões de dólares.

Outro gigante como Amazon, que também tem pouco mais de uma década de existência, alcançou uma valorização no mercado de valores que ultrapassa os bilhões de dólares e valorizando-se cada vez mais porque se encontra constantemente a inovar ao lançar a “plataforma Kindle” que não consiste apenas no leitor eletrônico da Amazon. É possível ler e baixar livros em smartphones (com sistema Android, Apple, Blackberry), no iPad ou ainda em computadores com sistema operacional Windows ou Macintosh. Há um programa específico para cada tipo de dispositivo.

Finalmente o caso da Skype não é menos surpreendente: esta empresa foi criada na Suécia e são similares as anteriores citadas, foi vendida por mais de alguns bilhões de dólares, o outro gigante é o Ebay.

A marca valiosa do mundo já não é a Coca-Cola como foi durante vários anos, agora Google a supera. Este é outro sinal dos novos tempos em que vivemos.

O ressurgimento de Apple, retomada pela figural singular de Steve Jobs, não é menos surpreendente e se valor de mercado supera a tantas empresas tradicionais. Tampouco pode deixar de surpreendermos com idéia de que seria de uma empresa como Blyk que pretende oferecer telefonia celular gratuita na Europa.

Todos estes exemplos apresentam várias características comuns entre as quais se destacam as seguintes: estão usando modelos de negócios que não existiam até 20 anos, a maioria foi fundada nos Estados Unidos da América ou Escandinávia, e também a maior parte surge de empreendimentos criados a partir das universidades, por parte de jovens empreendedores. Seus fundadores são tanto estudantes como professores, e inclusive profissionais muito próximos às universidades.

Os motores principais desta transformação na economia e nas novas empresas são as novas tecnologias, em particular as telecomunicações, onde se destaca a Internet, com mais de milhões de usuários atualmente, a globalização, que aparece de maneira paralela ao surgimento das redes computacionais globais e o espírito empreendedor que estar a criar riquezas nos quatro cantos do mundo.

Em épocas recentes, particularmente a partir dos anos 90 do século XX, se começou a falar de uma “nova economia”. As novas tecnologias da informação, as comunicações e o empreendedorismo estavam detrás desta nova realidade. Aqui se podiam perceber-se, segundo muitos expertos, como a economia predita por Peter Drucker vinte anos antes se envolvia uma realidade, uma economia sustentada principalmente no conhecimento. Empreendedorismo + conhecimento = Criação de Riquezas essa equação sintetiza do que afirmamos até agora.

A aparição da Internet foi o principal motor do desenvolvimento econômico que rompe com tudo que já tínhamos presenciamos até hoje, que permite a globalização dos negócios em uma escala e magnitude nunca vista na economia de mercado.

A chamada explosão da bolha das empresas ponto.com a finais dos anos 90 do século XX impôs um forte revés àqueles acreditavam em um ciclo de crescimento de enorme duração e sem turbulências. Muitos bilhões de dólares que foram invertidos em empresas tipo xyz.com terminaram fracassando em poucos meses.

domingo, 25 de julho de 2010

UMA VIAGEM AO MUNDO DO EMPREENDEDORISMO‏

Em que categoria deve ser classificado esse blog? Eis o questionamento que Zagari e Tomazinho, meus orientados de doutoramento na área do empreendedorismo na Universidade Del Mar, me fizeram em uma de nossas noites de trabalho, regadas a um excelente vinho chileno, na cidade de Vina del Mar.

Argumentei que gostaria muito de denominá-lo como um blog de viagens. Cada texto aqui publicado, em uma visão, perspectiva de um ecologista social procura de forma simples e objetiva o cotidiano do empreendedor.

O fenômeno do empreendedorismo traz em seu bojo uma impressionante necessidade de deixar uma marca positiva no mundo. Vem se alastrando de forma acelerada pelos quatro cantos do mundo.

Os empreendedores apresentam uma incrível vocação para embarcar em sonhos que os levam até destinos nunca antes pensados (sonhados) em busca do inexplorado, gerando a possibilidade criar valor e afetando direta e indiretamente os destinos de milhares e, em alguns milhões de seres humanos.

Quando estamos diante dos empreendedores isso nos permitem conhecer as motivações, os desafios, as atitudes, as circunstâncias, incluso nas contradições que levaram a estes desbravadores da inovação a coroar com êxito os empreendimentos pelos que hoje são reconhecidos.

Porém, não estamos falando de viagens nem viajantes comuns. Para esses empreendedores(as) que se atreveram, a necessidades de viajar não tem que ver com
tornar-se um descanso, com o mudar momentamente de ar.

Trata-se de expedicionários a quem não serve qualquer destino, que necessitam transitar por onde nada ou muitos poucos estiveram, pese a falta de garantias e os riscos que ele implica. Um atrás do outro, a leitura dessas trajetórias nos permitem ir desenhando o perfil de pessoas que a aventura de inovar constitui uma opção de vida.

Em cada texto, o leitor interessado em temas como a inovação e o empreendedorismo, terá a oportunidade de encontrar chaves para muitas das perguntas fundamentais que todo candidato a empreendedor tem que saber. Um bom modelo de negócio responde sem dificuldade a indagações há tempos formuladas por Peter Drucker: quem é o cliente? O que é importante para ele? Além disso, responde também àquelas perguntas que todo gerente sério se faz: como é possível ganhar dinheiro nesse negócio? Que lógica econômica permite que eu proporcione ao cliente aquilo que ele deseja a um custo suportável?

Estamos no questionando o tempo todo com perguntas fundamentais para os adeptos do empreendedorismo como disciplina . Nasce ou se cultiva a capacidade inovadora/empreendedora? É inovar/empreender um ato solitário ou muito mais o trabalho de uma equipe? Quanto do fruto de inovar/empreender é casual quanto é o resultado de um trabalho sistemático da inspiração mais que a simples inspiração?

Em cada dos temas abordados nesse blog o leitor encontrará chaves que poderá com certeza contribuir para o desenvolvimento de sua capacidade inovadora e seu espírito empreendedor, algo que, em grau e de maneiras diferentes existem na alma de todo o ser humano.

Drucker nos século XX afirmou que a inovação não é um termo técnico. É econômico e social. Seu critério não é a ciência nem a tecnologia, mas uma mudança no comportamento das pessoas. Esta é uma definição genial. Chama-nos a refletir sobre os feitos de que alguns termos – como é o caso da inovação – adquirem um alto nível de atenção mediática, com o qual se corre o risco de considerá-los fenômenos novos e inclusos com simples modas passageiras.

O tema central deste blog, a inovação/empreendedorismo vistos através dos relatos de empreendedores consagrados protagonistas, nos remete a um fenômeno cuja origem se confunde com os começos da própria espécie humana – a capacidade empreender.

A recente notoriedade adquirida pela inovação/empreendedorismo é simplesmente a reação de uma sociedade marcada pela mudança, frente ao crescimento exponencial das ameaças e oportunidades que surgem a propósito da globalização da economia e da consciência de viver em um planeta frágil e em mutação.

Temos a esperança de que este blog seja uma fonte de inspiração para qualquer individuo interessado em inovação/empreendedorismo em qualquer que seja a sua área de atuação profissional – arte, ciência, ecologia, arquitetura, ciberespacio, etc., todos que queriam fazer uma diferença no universo, criando e agregando valor em tudo que fizer.

Inovar/empreender deve ser adotado como estilo de vida de todos os seres humanos com ética. Em que temos o sentido da urgência, a aceitação do fracasso como forma de aprendizagem, como forma de saber conviver com o sucesso em resposta.

É uma viagem rumo ao desconhecido em que temos sempre constante a presença da inspiração e do otimismo alimentando o espírito empreendedor em busca do desenvolvimento sustentável que nossa sociedade necessita com tanta propriedade e urgência.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

EMPREENDEDORISMO, IDEIAS E INOVAÇÃO

Em meu primeiro livro – O fenômeno do empreendedorismo – escrevi que estamos vivendo uma nova Era de empreendedores que são mestres em oportunidades, criadores de empregos e empresas e transformadores do mercado. Estes indivíduos com visão, energia e persistência constroem organizações que estão fazendo uma grande diferença, aqui no Brasil e cada vez mais no mundo.

Para Schumpeter, o empreendedor é aquele que, por meio de novas combinações de fatores de produção, realiza inovações no sistema econômico. Os empreendedores são pessoas que cavam oportunidades. E o que é a criação de uma empresa, senão um tributo ao trabalho árduo e à ambição daqueles que foram até onde estavam as oportunidades e conseguiram administrar as incertezas? E o que é nossa sociedade cosmopolita, senão a história dos que correm atrás das oportunidades?

Os negócios de maior sucesso nascem da capacidade de aproveitar as oportunidades. Elas são as fontes de inovações. O senso de oportunidade, para o empreendedor, é mais do que uma virtude. É uma religião.

Uma boa ideia poderá valer muito, desde que saia do papel. Costuma gerar um bom negócio. Boas ideias têm gerado uma série de bons ou, pelo menos, promissores negócios, principalmente para os inventores com forte espírito empreendedor. É gente que não deixa suas ideias dormindo na gaveta, e faz o que for preciso para torná-las realidade.

Recentemente proferi palestras sobre empreendedorismo na Universidade del Mar em Vinã Del Mar, Chile. Conheci e conversei com muitas pessoas, mas um em especial me despertou curiosidade e é sobre ele que vou escrever.

Imaginem vocês um dentista brasileiro, professor universitário no Brasil que cursa seu Doutorado em Educação no Chile. Apesar de improvável, esse indivíduo é um empreendedor, pois percebeu uma oportunidade e criou uma organização para explorá-la. Neste caso foi um site/empresa que comercializa um produto inovador, um programa de treinamento de corrida em MP3 para pessoas que querem começar a correr. Ele quis começar a correr, mas os horários dele não coincidam com os horários disponíveis das assessorias esportivas, não quis investir em relógios sofisticados. Mas teve uma ideia.

Esse dentista não tem corpo de corredor, mas de fato concebeu uma ideia e inovou, reunindo num arquivo de áudio, músicas que estimulam a prática de atividade física, instruções de um personal trainer de tempo em tempo, criando um treino intervalado, que mistura caminhada e corrida e proporciona que qualquer indivíduo que consiga caminhar por 30 minutos sem parar, corra em nove semanas de treinamento.

Tudo isso, transformado em bytes e armazenado nas nuvens da internet. Qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta pode ter acesso ao site www.comeceacorrer.com, comprar, pagar com qualquer cartão de crédito, ou outro tipo de pagamento num ambiente seguro, e fazer o download do seu Personal Trainer Virtual.
A ideia por si só não é importante. No empreendedorismo, ideias, realmente são uma parcela pequena do sucesso. Desenvolver a ideia, implementá-la e construir um empreendimento de sucesso, são as coisas que realmente importam.

A inovação dessa empresa foi transformar um serviço em produto, e num produto digital, em que o custo de armazenamento e distribuição – logística – é basicamente nulo, o que torna a empresa muito lucrativa e extremamente flexível.

Flexibilidade e responsabilidade atualmente são as palavras de ordem para as micro, pequenas e médias empresas de base tecnológica. Ao invés de ficar seguindo os passos das grandes empresas, hoje as empresas de sucesso focalizam os desejos e necessidades do mercado e vivem atentas às rápidas transformações.

A empresa de base tecnológica pode ser enquadrada como uma empresa de um grupo muito especial: empresas inteligentes inseridas num mundo complexo.

E essa, não é a primeira empresa desse empreendedor em série, e pelas conversas que tive com ele não será a última, e talvez o próximo site/empresa dele será para comercializar meus livros, ou melhor, meus e-books.

Esse é um exemplo que deve ser seguido por todos que querem empreender.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A EMPRESA EM TEMPO REAL

O mundo atual não se compadece com uma gestão lenta. A sua empresa deve estar preparada para agir em tempo real. Para isso, tem de criar uma nova cultura interna e olhar para o cliente de outra forma.
Os computadores pessoais, os faxes, os telefones celulares e a Internet permitiram-nos fazer mais em menos tempo. Estas novas tecnologias interativas encurtaram o tempo necessário para recolher informação, tomar decisões e agir. Deste modo, temos de reajustar os nossos relógios para funcionarem em tempo real. Fazer as coisas em tempo real não significa apenas fazê-las mais depressa do que antes. Representa uma capacidade de resposta excepcional.
Como um gestor do tempo real, tem de responder às circunstâncias em mudança constante e, mais importante ainda, às expectativas dos clientes no mais curto espaço de tempo. Os clientes esperam uma satisfação imediata quando compram o que quer que seja, ou irão procurar os produtos da concorrência. O ambiente competitivo já não tolera uma gestão lenta. Tem de adicionar rapidez ao seu pensamento estratégico e de programar estratégia em todos os níveis da organização. A tecnologia em tempo real ajudará a assegurar que a sua empresa monitoriza, adapta, inicia, verifica e reage com base numa troca constante de informação.
O nosso sentido de tempo mudou. Hoje, esperamos que as coisas aconteçam mais depressa e que a resposta se dê quase simultaneamente. Por exemplo, esperamos e somos capazes de enviar um fax para qualquer parte do mundo em apenas minutos, de estar em contato com o nosso banco 24 horas por dia, de estabelecer o nosso valor de crédito inserindo um cartão de plástico numa máquina, realizar uma reunião em três locais diferentes através do sistema de teleconferência e observar uma guerra em progressão do outro lado do planeta. Estes são exemplos de atividades em tempo real. O tempo real — esta sensação de tempo acelerado — é criado pelas novas tecnologias, que nos permitem fazer tudo mais depressa. Durante a maior parte deste século, a principal tecnologia era controlada por instituições como o governo, as empresas e organizações ligadas à educação, o que retardava a inovação.
Hoje, a tecnologia é absorvida, aceite e mudada tão rapidamente que é difícil para as instituições acompanhar o ritmo. As pessoas começam a utilizar a tecnologia antes desta ser regulada. Em 1970, o autor de Choque do Futuro, Alvin Toffler, dizia que a maneira como lidamos com os assuntos depende da maneira como conseguimos antecipar o futuro. Visto que o tempo real encurta os nossos horizontes, temos menos tempo para planear. Deste modo temos de pensar e agir em tempo real. Eis algumas pistas de como gerir a sua empresa em tempo real.

CRIE UMA CULTURA PARTICIPATIVA

As empresas americanas levam vantagem num mundo que se processa em tempo real. Operam numa cultura que privilegia qualidades como rapidez de mudança, resposta e adaptação competitiva — características críticas para o sucesso de um negócio que pretende agir em tempo real. Para estas empresas, por exemplo, é por vezes muito mais importante despachar um produto do que aperfeiçoá-lo. Uma resposta excepcional depende do compromisso de todas as pessoas envolvidas no processo. Encoraje os empregados dos diferentes departamentos a satisfazer as necessidades uns dos outros tão depressa como servem os clientes. Por exemplo, se está a fechar um negócio em Tóquio deve ser capaz de encomendar uma busca de informação nos seus escritórios em Illinois, pedir a ajuda de um gestor em Hong Kong e entrar em contato com o presidente da sua empresa para assisti-lo no fecho do negócio — tudo isto em tempo real. Motive os seus empregados para desenvolverem e implementarem ideias brilhantes. Crie uma cultura participativa. Trate a mudança como uma oportunidade de ganhar vantagem em relação aos seus concorrentes. Mas lembre-se: tem de agir rapidamente.

AJUDE OS CLIENTES A ESCOLHER

Hoje, mais do que nunca, os clientes podem escolher. Estima-se que só nos Estados Unidos cerca de 50 mil produtos são lançados todos os anos. A escolha dá poder aos consumidores. Eles sabem que os produtos, os serviços e as promoções podem ser adaptados às suas preferências individuais e exigem que os seus caprichos e necessidades sejam satisfeitos absoluta e imediatamente. Os clientes querem os produtos aqui e agora, servidos da maneira que mais gostam. Mas, embora os clientes gostem de ter um variado leque de produtos à sua escolha, eles detestam ter de optar. A Procter & Gamble (P&G) descobriu que os seus clientes não queriam escolher um dos cerca de 35 tipos de amaciador para a roupa. A escolha torna-se transparente ou fácil para os consumidores quando estes estão familiarizados com as opções de que dispõem ou quando os produtos são fáceis de usar. Dê aos seus clientes a assistência e informação de que eles necessitam para poderem optar mais facilmente.

TRATE O CONSUMIDOR COMO SÓCIO

As técnicas do marketing de massas não funcionam quando é possível oferecer aos clientes um serviço à medida de cada indivíduo. Os consumidores não querem ser classificados como «alvos» ou «segmentos», grupos de pessoas com necessidades idênticas. Querem ser inquiridos acerca das suas preferências e expectativas, esperando que estas sejam respeitadas. Hoje, os consumidores querem ser tratados como sócios. A parceria com os clientes requer o afastamento do monólogo antes mantido com eles para uma situação de diálogo. O estilista Emanuel Ungaro, por exemplo, fez uma sondagem aos clientes para criar uma linha de vestuário profissional feminina mais descontraída. Esta parceria pode adotar inúmeras formas. Pode pedir aos seus clientes para ajudá-lo a testar os seus produtos. Peça-lhes para ocuparem um lugar no quadro de conselheiros.
A marca costumava ser um nome estático, associado a promessas vagas de sucesso ou felicidade. Os nomes das marcas foram criados principalmente através de campanhas de publicidade de massas. A maior parte das vezes, as pessoas optavam por uma marca sem saberem muito bem porquê. Hoje, a marca é uma experiência ativa — a experiência dos consumidores —, expressa por um diálogo entre consumidores e produtores. Empresas como a Procter & Gamble estão a dar prioridade à construção de relações íntimas com retalhistas que se esforçam por compreender o comportamento dos seus clientes. Ao reconhecer que mais vale deixar que os consumidores determinem a oferta do que «alimentar» os retalhistas à força, a P&G está a alterar o nome do seu departamento de vendas para Customer Business Development.

FAÇA A VONTADE AOS CLIENTES

O que os clientes querem de um produto é o serviço e os benefícios que ele oferece. É por esta razão que, hoje em dia, todos os negócios fornecem serviços. O serviço é um processo, não um acontecimento, que proporciona informação, garantia e conforto aos consumidores. Significa estar em contato com os clientes a toda a hora, atender às suas necessidades específicas e dar resposta o mais rapidamente possível. Os clientes, que têm cada vez menos tempo, não gostam de esperar e no mundo em empo real eles não têm que o fazer; os produtos e serviços nunca estiveram tão acessíveis.
Quando uma empresa oferece produtos prontamente aos clientes ou os ajuda a resolverem rapidamente os seus problemas, está a dizer-lhes que valoriza o seu tempo. Utilize ferramentas como números de telefone gratuitos, números de fax e sites de Internet que permitem aos visitantes comunicar com a empresa. Elas ajudá-lo-ão a criar um serviço em tempo real e a construir uma marca forte.
Uma outra maneira de proporcionar um serviço melhor aos clientes é tornar o self-service possível. A Internet é um bom exemplo de uma ferramenta que permite aos clientes servirem-se a si próprios e que transformou a satisfação em auto-satisfação. As pessoas que procuram emprego candidatam-se frequentemente online a cargos anunciados na Net. Podem também ficar a saber mais acerca de uma determinada empresa.
Não existe nenhuma empresa que já tenha alcançado completamente um serviço em tempo real. No entanto há empresas que estão a trabalhar nesse sentido. A Microsoft, por exemplo, ouve os seus clientes acerca dos problemas com os seus produtos. O departamento responsável tem então de pagar o custo do apoio técnico proporcionado aos clientes que reclamaram. Aposte numa intranet eficaz
Uma intranet é uma ferramenta essencial para quem queira criar capacidades de tempo real numa empresa. O sistema permite que os empregados acedam a dados acerca da companhia e que partilhem fácil e rapidamente novas idéias com os colegas. Assim não é necessário aguardar que a informação seja distribuída. As intranets podem ajudar a acabar com eventuais barreiras existentes entre os diversos departamentos da empresa e a encorajar as pessoas a darem as suas opiniões sinceras e a gerarem mais propostas de ação. Têm também um efeito democrático — um estudo revela que as opiniões de pessoas com status mais elevados tinham menos peso nas decisões quando expressas via e-mail do que pessoalmente.
Embora a hierarquia não desapareça por completo numa empresa organizada em rede, as previsões dos entendidos vão no sentido de uma estrutura mais dinâmica e flexível.

ESTEJA DISPOSTO A ARRISCAR

Não existe uma única receita que garanta o sucesso da sua tentativa para fazer com que a empresa opere em tempo real. Vai ter que correr alguns riscos. Mas corra-os com base naquilo que sabe, mesmo que represente menos do que aquilo que não sabe. Tem de começar por algum lado. Por exemplo, comece por ligar todos os empregados em rede. Mas não se esqueça: gaste dinheiro e tempo suficientes para que tudo o que se propuser fazer funcione. Utilize incentivos para motivar as pessoas envolvidas no processo. Recompense os empregados por comunicarem e partilharem informação, por construírem bases de dados que permitem um maior acesso por parte dos empregados à sua empresa. Dê computadores às pessoas que possam ser usados em casa para que elas consigam comunicar entre si, servir os clientes e responder ao correio eletrônico.Mais importante do que tudo: não fique paralisado pelo medo de falhar. Por exemplo, a Intel, antes de se tornar o império que representa hoje, lidou com uma série de produtos falhados na década de 80.

O PARADOXO DA PRODUTIVIDADE

De acordo com números oficiais, o crescimento de produtividade no setor dos serviços tem diminuído desde o início de 1970. Nesta altura, o investimento em tecnologias de informação por parte das empresas cresceu significativamente. Esta aparente contradição é chamada «paradoxo da produtividade». Não deixe que as estatísticas o desencorajem de criar uma empresa de tempo real. Considere a possibilidade de os números estarem errados. Os critérios convencionais não conseguem medir o tipo de valor que a tecnologia de informação adicionou à indústria. Estes benefícios incluem mais qualidade, variedade, serviço ao cliente, rapidez e capacidade de resposta. As medições antigas produzem muitas vezes resultados absurdos.
Lembre-se que as novas tecnologias levam algum tempo a aumentar a produtividade. Vinte anos passaram antes que a eletrificação das fábricas resultasse em grandes ganhos de produtividade. Finalmente, é possível que não exista nenhum «paradoxo de produtividade». O problema pode estar no fato de que os economistas e outros que monitorizam as mudanças de produtividade são simplesmente impacientes. Esperam que as tecnologias de tempo real produzam resultados em tempo real. Se é este o caso, então estamos perante a maior ironia do mundo em tempo real.