domingo, 28 de novembro de 2010

INOVAÇÃO

O NOVO SUBSTITUI O VELHO
Já faz várias décadas, o economista austríaco Joseph Schumpeter publicou o livro "Capitalismo, Socialismo e Democracia" o qual, em seu capítulo sétimo, introduzia o conceito de "destruição criativa" que basicamente diz que a essência do capitalismo é criar de continua novos, mais eficientes, e mais eficazes estruturas econômicas ao preço de destruir as estruturas existentes.

PARA FAZER DA INOVAÇÃO UMA ROTINA
A organização tradicional tem sofrido historicamente de estudo de inovação, é decidir, a inovação é percebida como um fator perturbador que vai contra a corrente das normas preestabelecidas. Que se deve fazer para que a organização, em conjunto, se mova até a inovação, para que seja receptivo a ela, a deseje e trabalhe por ela?

ARRISCANDO O PRESENTE PARA ALCANÇAR UM FUTURO PODEROSO
A que me estou referindo quando digo “Arriscar o Presente”. Implica a abandonar esse espaço de comodidade no quais muitos gerentes e organizações se instalam, ligando o piloto automático, até que alguma emergência os faz redirecionar. Paradoxalmente é também abandonar o espaço de acomodação que gera a letargia crônica que afeta aos gerentes e organizações quando a emergência se transforma em contexto habitual.

A NECESSIDADE DA INOVAÇÃO E COMO DESENVOLVER-LA
Os exemplos de empresas que têm levado a cabo com êxito programas de inovação de processos chegam a ser numerosos. Todos eles compartem uma mesma filosofia: a necessidade de ir mais além da automatização de processos buscando formas distintas de prover valor ao cliente; um claro enfoque até o cliente e como acrescentar valor, centrando-se no que por cima do como; rompendo as fronteiras entre funções e departamentos; aportando uma clara visão da direção da mudança e a liderança interna e externa necessária; modificando a organização, mudando estruturas e sistemas para responder a uma nova orientação até processos, para facilitar a mudança e consolidar os novos processos.

EXERCÍCIOS PARA ALIMENTAR A INOVAÇÃO
Nesse momento podemos apresentar os 5 E’s – empreendedor, empresário, executivo, empregado e estagiário. O empresário e o empreendedor são seres que constantemente têm que julgar com sua imaginação, já seja em um conflito interno ou para abordar um projeto externo. Por a mesma natureza do empresário este não pode deixar ser inovador. Creio que essa imagem do empresário que se dedica exclusivamente a operar, afortunadamente já esta desaparecendo.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE VALOR
"As mentes são justo como os pára-quedas, somente funcionam uma vez abertos" Este trabalho nos introduz ao entorno da inovação e a criatividade organizacional e como fomentar-las para converter-las nos geradores de valor que tanto buscam as empresas.

GESTÃO E INOVAÇÃO
Cada dia mais a tecnologia vão sendo o fator chave da competência empreendedora, e, portanto a importância de uma adequada gestão da inovação tecnológica. A capacidade de inovar constitui um recurso mais da empresa, ao igual que suas capacidades financeiras, comerciais e produtivas, e deve ser gerida de uma maneira rigorosa e eficiente. Por gestão da inovação se entende o processo orientado a organizar e dirigir os recursos disponíveis, tanto humanos como técnicos e econômicos, com o objetivo de aumentar a criação de novos conhecimentos, assim como sua aplicação na estrutura da empresa.

PARTIR DA INOVAÇÃO PARA CHEGAR A PRATICIDADE
Põe-se por um momento na situação de estar desenvolvendo sua idéia de negócio, este processo é muito importante já que é o portal de entrada a vida empresarial que já escolhido. Esse texto é apoiado por duas faculdades humanas: a criatividade e a inovação.

A INOVAÇÃO E A MUDANÇA
Nada é estático, o único constante é a mudança. Na atualidade toda organização deve mudar para sobreviver. A pior regra da Gerência é: “Se não esta estragado, não o descartes”. O válido é a economia do Hoje: Se não está estragado, muito bem podias substituí-lo por algo mais atual, porque senão logo estará fora de uso.

A INOVAÇÃO COMO CONCEITO ESTRATÉGICO
Se refletirmos sobre a estratégia das empresas de êxito: Apple, Google, Microsoft, 3M, Dell, Ikea, General Electric, Charles Schwab, Sony, Gillette, Nokia, Amazon.com, cada uma é de um setor, cada uma oferece um produto/serviço diferente… porém todas tem algo em comum: a inovação.

REVELAR HABILIDADE INOVADORA
A inovação vem de muitas maneiras e a gente tem diferentes métodos para gerar idéias, porém certas características são comuns às pessoas inovadoras: uma visão de futuro, dedicação a excelência, habilidade de forjar e enfrentar a mudança e valor para pensar fora dos limites preestabelecidos. Realiza o seguinte teste e descobre tua habilidade para pensar e atuar mais além das fronteiras prefixadas.

A ORGANZAÇÃO QUE INOVA
Uma das ferramentas para manter a competitividade empresarial é a inovação, esta inovação se apresenta de diferentes maneiras, como uma mudança que permite realizar mais eficientemente alguma tarefa, como um novo produto ou serviço ou como uma mudança nas relações com o entorno, porém a inovação é mais que mudanças e novos desenvolvimentos, a inovação é uma filosofia empresarial que compromete todos os níveis da organização.

INOVAÇÃO, O FUTURO DA EMPRESA
Saber manejar a informação nos permitirá seguir uma estratégia empresarial inovadora que nos ajudara a decidir sobre nossos produtos e serviços, com nossos clientes e provedores, reagir ante nossa competência, antecipar-se às mudanças que se estão produzindo no mercado, em nossa organização, em sua estrutura, na tecnologia disponível, os processos produtivos, etc.

A INOVAÇÃO COMO UM PROCESSO GERENCIAL
Atualmente falamos de um esquema globalizado, que supõe a interação de atividades econômicas e culturais, bens e serviços gerados por um sistema com muitos jogadores e atores. Porém o realmente importante neste jogo globalizado é a velocidade que se movem as peças. Nestes momentos onde no mercado existe um hiato até a hiper-concorrência, o grande jogo do mundo se chama velocidade; o mundo se está dividindo em dois: países rápidos a mudança e países lentos a mudança. E quem vai a sobreviver?...

A INOVAÇÃO NAS MPMES
A inovação de uma empresa depende da qualidade da concorrência. A empresa enfrenta um problema que pode ter solução conhecida ou não. Se não se lhe conhece, se faz necessária a pesquisa, graças a ela, o problema pode ser resolvido e encontrar-se a rota da inovação.

A INOVAÇÃO COMO CARACTERÍSTICA DOS EMPREENDEDORES
Propor é planejar, um possível cenário futuro, uma linha de ação o um desenvolvimento em longo prazo, ser propositivo requer de conhecimento, ânimo, criatividade e algumas características adicionais. A inovação é motor do empreendedorismo.

A INOVAÇÃO É MAIS QUE GÊNIO
"A inovação intencional, que resulta da análise, a sistematização e o trabalho árduo, é tudo o que pode tratar-se na Prática da Inovação" - Peter Drucker em Inovação e Espírito Empreendedor

ARRANCAR SOBRE O QUE JÁ EXISTE
Muitas vezes "as grandes idéias empreendedoras" nascem de algo já existente que permitem ser aperfeiçoados. Na carreira por criar empresa não necessariamente teremos de começar desde o ponto de partida como o resto do pelotão ao nosso redor, também teremos a possibilidade de partir com uma vantagem e, se é assim, deveremos aproveitar-la.

INOVAR OU MORRER
A mudança técnica e tecnológica, os novos paradigmas de mercado e o constante progresso administrativo obrigam as empresas a inovar e as idéias novas e bem estruturadas são as que podem impor-se no mundo global.