domingo, 16 de dezembro de 2012

Professor Emanuel Leite tem livro selecionado pelo Saraiva Solução de Aprendizagem


Professor da UPE tem livro selecionado pelo Saraiva Solução de Aprendizagem

Publicada em: 05/12/2012

O especialista em empreendedorismo professor Emanuel Leite teve o seu livro, ‘O Fenômeno do Empreendedorismo’, selecionado para fazer parte do pacote educacional Saraiva Solução de Aprendizagem. O pacote é uma parceria entre a Editora Saraiva e a Hoper Educação e tem como objetivo ser uma nova solução didática de apoio ao ensino de Direito e Administração de Empresas nas universidades brasileiras.

Emanuel Leite é professor da disciplina de Criação de Empresas, na Faculdade de Ciências da Administração (FCAP/UPE), e de Empreendedorismo, na Escola Politécnica (Poli/UPE).

O Saraiva Solução de Aprendizagem, que será implantado em diversas universidades, em 2013, foi desenvolvido para apoiar o trabalho do professor em sala de aula e garantir maior nível de aprendizagem dos alunos. A metodologia contempla uma ampla gama de atividades articuladas com o conteúdo curricular, capazes de desenvolver nos estudantes as habilidades e competências necessárias para um melhor desempenho nas provas e avaliações oficiais, como, por exemplo, o ENADE e a OAB.

Os alunos irão receber gratuitamente, das universidades, livros impressos de todas as disciplinas do curso. Dentre eles, o livro ‘O Fenômeno do Empreendedorismo’, que foi a tese do doutorado do professor Emanuel Leite, realizada em 1999. Publicado pela editora Bagaço, em 2000, o livro ganhou, no ano seguinte, o prêmio Belmiro Siqueira, concedido pelo Conselho Federal de Administração, ao ser considerado como o melhor livro brasileiro sobre empreendedorismo para a área de administração de empresas.

Neste ano de 2012, o professor fez uma profunda revisão do livro e o publicou pela Saraiva. Nele, Emanuel Leite trata de oportunidades de investimento, empresas de bases tecnológicas, incubadoras de empresas, características do empreendedor, modelos de negócios, riscos do empreendedor, empreendedorismo como fator de desenvolvimento e inovação tecnológica. “É uma linguagem simples e objetiva, como todo livro didático tem que ser”, destacou o autor.  

Além da coleção de livros didáticos, os alunos irão receber caderno virtual de atividades e biblioteca virtual com obras de referência estudo e pesquisa,

Essa metodologia de aprendizagem também deverá beneficiar os professores das disciplinas a partir do momento que promove um treinamento pedagógico junto a eles para a preparação de aulas e o acompanhamento do desempenho dos alunos. Oferece ainda sugestões de matrizes, programas, conteúdos e atividades para otimizar a relação de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação.