Os estudiosos do comportamento empreendedor, durante anos, observaram que algumas pessoas têm uma intensa necessidade de realização, outras, talvez a maioria, não parece estar preocupada com questões sobre esta necessidade. Este fenômeno fascinou o psicólogo David C. McClelland.
Ele desenvolveu uma interessante teoria motivacional que engloba três tipos de necessidades:
a) a necessidade de realização, responsabilidade pessoal buscando atingir metas desafiadoras e realimentação em desempenho;
b) a necessidade de afiliação (um desejo para relações amigáveis, sensibilidade para os sentimentos de outros, preferência para papéis com interação humana); e
c) a necessidade de poder (um desejo para fazer um impacto, ser influente e efetivo).
Ele discute que, com base em profundas pesquisas, se a necessidade de afiliação (um desejo a ser gostado) dificulta empreendedores que são conduzidos para fazer exceções quando eles não devem. Ele descreve o indivíduo como portador de elevada necessidade de poder, como sendo dedicado ao jogo de poder na organização, cometido ao trabalho moral com energia e devoção. O melhor empreendedor, ele afirma, é o indivíduo com elevada necessidade de realização.
No tocante ao motivo para a realização, as pessoas que são orientadas para a realização são motivadas, principalmente, por situações onde padrões de excelência estão claros, e onde eles têm a oportunidade para estabelecer metas e executar prosperamente contra esses padrões (isto inclui resolução de problemas aproximadamente como superar obstáculos para desempenho). Eles são normalmente competitivos e trabalham bem independentemente. Esta motivação é reforçada e é mantida provendo trabalho desafiador que estimula as capacidades, junto com padrões concretos para sucesso e clareia, feedbacks bem claros.
Indivíduos com elevadas necessidades de afiliação são motivados estando com outros, expressando os seus sentimentos e desfrutando de amizade mútua. Eles estão normalmente calmos, amigáveis e trabalham melhor quando se sentem apreciados, e quando o seu ambiente de trabalho lhes dá a oportunidade para interagir com outros. Esta motivação é reforçada e mantém-se provendo trabalho onde cooperação com colegas de trabalho é requerida, onde algum tempo para interação pessoal é encorajado e onde emparelha construindo esforços são estimados.
A necessidade deve encontrar-se presente nas pessoas cujo motivo primário é poder. Isso inclui podendo persuadir e/ou influenciar outros, ou por posição organizacional ou por oportunidades que o grupo introduza. As pessoas com esse tipo de necessidade normalmente têm um interesse muito grande pelo poder e são frequentemente fluentes no estilo de comunicação de suas ideias. Esta motivação é reforçada e é mantida permitindo controle pessoal em cima de passo de trabalho e métodos, como também, oportunidades para influenciar especialmente se eles podem lidar diretamente com pessoas do mais alto nível na organização.
A pesquisa de McClelland o conduziu a acreditar que a necessidade para realização é um motivo humano distinto que pode ser distinguido de outras necessidades. Mais importante, o motivo de realização pode ser isolado e pode ser avaliado em qualquer grupo. Características das pessoas com uma necessidade alta para realização são:
Conjunto de Realização
1) Busca de Oportunidade e Iniciativa;
2) Persistência;
3) Correr Riscos Calculados;
4) Exigência de Qualidade, Eficiência e Eficácia; e
5) Comprometimento.
Conjunto de Planejamento
1) Busca de Informação;
2) Estabelecimento de Metas;
3) Planejamento e monitoramento Sistemáticos.
Conjunto de Poder
1) Persuasão e Rede de Contatos; e
2) Independência e Autoconfiança
Em agosto de 1971, George Harrison e os amigos Bob Dylan, Ringo Starr, Leon Russell e Eric Clapton realizaram dois concertos no Madison Square Garden de Nova York para arrecadar dinheiro para o subcontinente indiano, devastado por enchentes e pela fome.
O Concerto para Bangladesh estabeleceu Harrison como pioneiro na filantropia do rock, um empreendedor social, e estabeleceu o modelo para esforços futuros para arrecadação de fundos envolvendo celebridades como o Live Aid, o disco "We Are the World" e o Concerto para Nova York, promovido por Paul McCartney no Madison Square Garden, em auxílio às vítimas dos ataques ao World Trade Center.
“No final dos anos 1970, Harrison era um empreendedor tanto quanto músico. Ele abriu sua própria gravadora (a Dark Horse, em 1974) e sua própria produtora de cinema, a HandMade Films, que ele criou para ajudar seu amigo Eric Idle a concluir seu filme do Monty Python, "A Vida de Brian". Outras produções da HandMade incluem a fantasia "Bandidos do Tempo" de 1981, e o drama "Mona Lisa" de 1986, que lançou o ator Bob Hoskins. O envolvimento de Harrison com o cinema também incluiu uma ponta no falso documentário de Idle, "All You Need Is Cash", sobre os Rutles. Segundo George, a paródia contava a história dos Beatles "muito melhor do que os habituais documentários tediosos".
O que faz com que as pessoas com uma necessidade alta por realização se comporte assim todo o tempo? Pessoas motivadas para a realização não são jogadoras. O caso de Harrison é bastante elucidativo. Eles preferem trabalhar em um problema a deixar o resultado para chance.
Os empreendedores, fixando moderadamente difícil suas tarefas, mas que potencialmente podem ser traduzidas metas realizáveis em uma atitude para riscos. Muitas pessoas tendem a ser extremo nas suas atitudes para riscos, qualquer um que favorece jogando especulativo selvagem ou minimizando a exposição deles/delas para perdas.
Os jogadores parecem escolher o risco grande porque o resultado está além do poder deles/delas e, então, eles podem racionalizar facilmente fora a sua responsabilidade pessoal se eles perdem.
O indivíduo conservador escolhe riscos minúsculos onde o lucro é pequeno, porém seguro, talvez porque há pequeno perigo de qualquer coisa saindo errado pelo qual para aquela pessoa poderia ser culpada.
As pessoas com necessidade de realização preferem um grau moderado de risco porque eles sentem que seus esforços e habilidades provavelmente influenciarão o resultado. Em negócio, esse realismo agressivo é a marca do empreendedor próspero.
Recompensas e realização motivam as pessoas.
Outra característica de pessoas com necessidade de realização é que elas parecem ter mais a ver com realização pessoal do que com as recompensas de sucesso. Eles não rejeitam recompensas, mas as recompensas não são tão essenciais quanto a própria realização.
Dinheiro, para pessoas portadoras da necessidade realização, é principalmente valioso como uma medida do seu desempenho. Proporciona-lhes os meios de avaliar o seu progresso e comparar as suas realizações com esses de outras pessoas. Eles regularmente não buscam dinheiro para estado ou segurança econômica.
Pessoas com uma necessidade alta para realização buscam situações nas quais obtém um feedback concreto como bem eles estão fazendo é relacionado de perto a esta preocupação para realização pessoal. Por conseguinte, são achadas frequentemente em pessoas motivadas para realização tentando criar seus próprios negócios.
Além de realimentação concreta, a natureza do feedback é importante para pessoas motivadas para realização. Eles respondem favoravelmente a informação sobre o seu trabalho. Não estão interessados em comentários sobre as suas características pessoais, porém, como cooperativo ou útil são os feedback.
Uma habilidade ensinada? A necessidade para realização pode ser ensinada às pessoas?
McClelland foi convencido que isto pode ser feito. De fato, ele também desenvolveu programas de treinamentos para incrementar a capacidade realização dos indivíduos para aumentar a sua motivação de realização.
Pessoas impulsionadas pela necessidade de realização podem ser a coluna vertebral da maioria dos empreendimentos, mas o que pode ser dito sobre o seu potencial como empreendedores? Como nós sabemos, as pessoas com uma necessidade alta para realização estão à frente porque como indivíduos que criam, correm todos os riscos necessários para realizarem um sonho.
Porém, o seu sucesso não só depende do seu próprio trabalho, mas das atividades de outros, podem ser menos efetivos. Considerando que eles são altamente voltados para o trabalho. Tendem a esperar outros para fazer o mesmo. Como resultado, às vezes sentem faltam das habilidades humanas e paciência necessário para trabalhar com pessoas que são competentes mas tenha uma necessidade mais alta por afiliação. Nesta situação, o seu resultado frustra estas pessoas e lhes impede de maximizar o seu próprio potencial.
De acordo com McClelland, as pessoas motivadas para realização têm certas características em comum:
a) a capacidade para fixar objetivos altos pessoais mas alcançáveis;
b) a preocupação para realização pessoal em lugar de as recompensas de sucesso e; o desejo de feedback .
Essas características eram marcantes no comportamento do George Harrison, um Beatle verdadeiramente empreendedor.
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