sexta-feira, 30 de abril de 2010

DESAFIOS E ATITUDES PARA ADAPTAR-SE ÀS NOVAS REALIDADES EMPRESARIAIS

Ser empreendedor é uma realidade muito difícil de definir e enquadrar, dentro de um arquétipo determinado. Ao empreendedor surge, ao longo de sua vida ativa, uma série de desafios e oportunidades ante as quais terá de enfrentar, em muitas ocasiões, as atitudes e estratégias a adotar, não definidas em nenhum manual de administração de empresas.

Com isto queremos dizer que não se pode falar de estilos específicos que se hão de adotar, diante de determinadas circunstâncias. De maneira semelhante no que se refere ao comportamento humano, hoje em dia as empresas, entendidas como uma complexa organização de interesses específicos, reagem e enfrentam os mesmos problemas, com posicionamentos completamente diferentes.

Gostaríamos muito, ao longo deste texto, de trabalhar esta ideia. A gestão empreendedora e a atitude dos empreendedores, ante o futuro de seus empreendimentos ou bem ao estilo dos empreendedores, não podem ser definidas com uns critérios determinados, não podem cumprir uns requisitos específicos ou estar pautado em normas exigíveis de cumprimento. A atitude e o estilo dos empreendedores, frente aos seus negócios, é fruto da própria organização que dirigem e das qualidades pessoais de seus dirigentes.
Não obstante, há uma série de princípios que sempre devem estar presentes na gestão empreendedora, tais como a inovação, a internacionalização, a cooperação, a preocupação com o Mercosul e uma participação ativa da sociedade. Vamos detalhar um pouco esta perspectiva.

Inovação

Uma das primeiras atitudes, que a própria literatura econômica tem trabalhado, com certa intensidade, é a de que o empreendedor é um inovador. O economista austríaco Schumpeter estudou, com profundidade, o papel do empreendedor, no desenvolvimento e crescimento econômico. Em sua análise, pontificou a necessidade de a sociedade contar com empreendedores dinâmicos, capazes de assumir riscos para introduzir inovações nas suas empresas, através da melhoria dos processos de produção ou a introdução de novos produtos/serviços. Atribuir ao “empreendedor inovador” um papel essencial, na capacidade para criar a riqueza de um país.
Hoje em dia, o mundo que Schumpeter estudou vem sofrendo transformações, mudanças radicais. A globalização dos mercados de bens e serviços, principalmente, coloca as empresas perante uma realidade mutante e incerta, no longo prazo. No obstante, o empreendedor segue adiante tendo de ser inovador para que seu barco siga em frente, nessa grande maré que é a concorrência mundial.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços, novos processos de produção e de gestão empresarial têm de ser uma tarefa constante. Nunca há de pensar que chegará a um porto seguro. O trabalho do empreendedor deve ser contínuo e constante, porém com um ritmo necessário para que a sua organização possa, como um todo, assimilá-lo. E isto implica destinar esforço e recursos à pesquisa e à aplicação industrial da mesma, fomentando a capacidade própria da empresa para inovar, melhorando os canais de comunicação e colaboração com a Universidade.

As empresas têm que gerar inovação. Contudo, para isto é necessário destinar recursos e contar com o capital humano qualificado. Uma estratégia empresarial adequada tem que fomentar os investimentos em P&D, como um objetivo isolado e contemplado em pressupostos determinados, senão como um custo, praticamente fixo, para a empresa. Todavia, não podemos dissociar as pesquisas em tecnologia da formação dos recursos humanos que significam, atualmente, o maior ativo de qualquer empresa. É necessário, em igual medida, um constante, contínuo investimento na formação e treinamento dos recursos humanos. A capacidade para inovar depende dos indivíduos que estão predispostas a assimilá-la e difundi-la no processo de produção.
Em muitas ocasiões, os recursos investidos que estimulam a inovação requerem vultuosos milhares de reais, não estando virtualmente ao alcance de muitas das empresas que compõem o nosso tecido empresarial. A dimensão da empresa tem muito a ver com a necessidade de estabelecer redes de cooperação entre empresas para o desenvolvimento conjunto de P&D. Portanto, é conveniente não exilar-se do exterior e colaborar com outras empresas para alcançar um frutífero objetivo comum.

Assim mesmo, o nível de investimentos requeridos para o desenvolvimento de novas tecnologias demanda, muitas vezes, a realização de projetos em conjunto com a Universidade, através da chamada transferência tecnológica ou do patrocínio da pesquisa pura para que possa, a longo prazo, converter-se em aplicações industriais.
Na era tecnológica, como diria Fukuyama, as idéias passam a ser ferramentas, ligadas a uma finalidade.

Internacionalização

Em segundo lugar, o empreendedor tem que perceber o mundo como um mercado global. A proteção dos mercados nacionais e as situações dos mesmos, sob as condições de monopólios regulados, são privilégios de épocas anteriores. A globalização das atividades produtivas e os processos deregulamentação econômica, na maioria das economias desenvolvidas, são realidades incontestáveis.

O empreendedor deve trabalhar com uma mentalidade aberta e ter a suficiente inquietude para não contentar-se com seu próprio mercado. Porém isto só é possível com atitudes capazes de compreender e assimilar as diferentes culturas empresariais, aproveitando todos aqueles aspectos que delas se puderem atrair.

E esta atitude só é possível com empreendedores dispostos a implantar-se no exterior e romper uma dinâmica tradicional, em nosso país: exporta quando o mercado interno apresenta dificuldades. Para que nossos produtos se consolidem nos mercados externos, é necessário não só uma penetração constante dos mesmos, com o apoio logístico de centros de distribuição e comercialização, senão também a criação de empresas filiais no exterior, capazes de conhecer, com maior profundidade, os nossos novos clientes.

As significativas mudanças, ocorridas nos últimos anos nos cenários políticos e econômicos, nos levam a uma profunda reflexão sobre seus impactos nas empresas. Se as relações econômicas estão, neste momento, dotadas de um dinamismo significativo e a competitividade exige esforços constantes para adaptar-se, é óbvio que a gestão empresarial não pode ser enfocada sob parâmetros fixos.

É necessária a introdução de novo, e quem sabe até a (re)introdução de antigos, conceito de gestão empresarial. Uma gestão flexível tem que presidir as ações das nossas empresas. Compete ao empreendedor perceber as transformações que se avizinham e antecipar-se às mesmas. E para tal performance, as atitudes de colaboração e participação prevalecerão sobre a hierarquia e disciplina rígida.

O capital humano, nas empresas de base tecnológica, nas quais têm de existir esforços de investimento contínuo e constante, através da formação continua e reciclagem, tem que participar e comprometer-se com o futuro da empresa. A Gazeta Mercantil vem publicando, nos últimos dias, várias e atualizadas reportagens sobre este tema, enfocando empresas nordestinas que estão obtendo sucesso, via administração participativa, gestão da qualidade e participação nos resultados.

O mercado externo

Por último, o empreendedor nordestino cada vez mais tem necessidade de olhar o mercado externo, principalmente o Mercosul, e ser (co)responsável pelo seu sucesso. O Mercosul está destinado a modificar as relações econômicas que, até o momento, temos presenciado, na América Latina. Como afetará esta nova realidade a competitividade de nossas empresas? Quais as mudanças que serão exigidas para fazer frente a estes novos desafios? São perguntas que têm de estar presentes nas preocupações e inquietudes de nossos empreendedores.

Nossa sociedade tem que ser sensível à figura do empreendedor que investe, cria empregos e riquezas, apostando no potencial de nossa economia. Urge o respeito da sociedade pelo empreendedor comprometido com as mudanças, ativo nos mercados mundiais, cooperador e integrador de sua organização e partícipe de uma nova era econômica - a era do conhecimento - para que possamos alcançar o objetivo comum a todos: desenvolvimento, crescimento, emprego, distribuição de renda e prosperidade.

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