domingo, 25 de julho de 2010

UMA VIAGEM AO MUNDO DO EMPREENDEDORISMO‏

Em que categoria deve ser classificado esse blog? Eis o questionamento que Zagari e Tomazinho, meus orientados de doutoramento na área do empreendedorismo na Universidade Del Mar, me fizeram em uma de nossas noites de trabalho, regadas a um excelente vinho chileno, na cidade de Vina del Mar.

Argumentei que gostaria muito de denominá-lo como um blog de viagens. Cada texto aqui publicado, em uma visão, perspectiva de um ecologista social procura de forma simples e objetiva o cotidiano do empreendedor.

O fenômeno do empreendedorismo traz em seu bojo uma impressionante necessidade de deixar uma marca positiva no mundo. Vem se alastrando de forma acelerada pelos quatro cantos do mundo.

Os empreendedores apresentam uma incrível vocação para embarcar em sonhos que os levam até destinos nunca antes pensados (sonhados) em busca do inexplorado, gerando a possibilidade criar valor e afetando direta e indiretamente os destinos de milhares e, em alguns milhões de seres humanos.

Quando estamos diante dos empreendedores isso nos permitem conhecer as motivações, os desafios, as atitudes, as circunstâncias, incluso nas contradições que levaram a estes desbravadores da inovação a coroar com êxito os empreendimentos pelos que hoje são reconhecidos.

Porém, não estamos falando de viagens nem viajantes comuns. Para esses empreendedores(as) que se atreveram, a necessidades de viajar não tem que ver com
tornar-se um descanso, com o mudar momentamente de ar.

Trata-se de expedicionários a quem não serve qualquer destino, que necessitam transitar por onde nada ou muitos poucos estiveram, pese a falta de garantias e os riscos que ele implica. Um atrás do outro, a leitura dessas trajetórias nos permitem ir desenhando o perfil de pessoas que a aventura de inovar constitui uma opção de vida.

Em cada texto, o leitor interessado em temas como a inovação e o empreendedorismo, terá a oportunidade de encontrar chaves para muitas das perguntas fundamentais que todo candidato a empreendedor tem que saber. Um bom modelo de negócio responde sem dificuldade a indagações há tempos formuladas por Peter Drucker: quem é o cliente? O que é importante para ele? Além disso, responde também àquelas perguntas que todo gerente sério se faz: como é possível ganhar dinheiro nesse negócio? Que lógica econômica permite que eu proporcione ao cliente aquilo que ele deseja a um custo suportável?

Estamos no questionando o tempo todo com perguntas fundamentais para os adeptos do empreendedorismo como disciplina . Nasce ou se cultiva a capacidade inovadora/empreendedora? É inovar/empreender um ato solitário ou muito mais o trabalho de uma equipe? Quanto do fruto de inovar/empreender é casual quanto é o resultado de um trabalho sistemático da inspiração mais que a simples inspiração?

Em cada dos temas abordados nesse blog o leitor encontrará chaves que poderá com certeza contribuir para o desenvolvimento de sua capacidade inovadora e seu espírito empreendedor, algo que, em grau e de maneiras diferentes existem na alma de todo o ser humano.

Drucker nos século XX afirmou que a inovação não é um termo técnico. É econômico e social. Seu critério não é a ciência nem a tecnologia, mas uma mudança no comportamento das pessoas. Esta é uma definição genial. Chama-nos a refletir sobre os feitos de que alguns termos – como é o caso da inovação – adquirem um alto nível de atenção mediática, com o qual se corre o risco de considerá-los fenômenos novos e inclusos com simples modas passageiras.

O tema central deste blog, a inovação/empreendedorismo vistos através dos relatos de empreendedores consagrados protagonistas, nos remete a um fenômeno cuja origem se confunde com os começos da própria espécie humana – a capacidade empreender.

A recente notoriedade adquirida pela inovação/empreendedorismo é simplesmente a reação de uma sociedade marcada pela mudança, frente ao crescimento exponencial das ameaças e oportunidades que surgem a propósito da globalização da economia e da consciência de viver em um planeta frágil e em mutação.

Temos a esperança de que este blog seja uma fonte de inspiração para qualquer individuo interessado em inovação/empreendedorismo em qualquer que seja a sua área de atuação profissional – arte, ciência, ecologia, arquitetura, ciberespacio, etc., todos que queriam fazer uma diferença no universo, criando e agregando valor em tudo que fizer.

Inovar/empreender deve ser adotado como estilo de vida de todos os seres humanos com ética. Em que temos o sentido da urgência, a aceitação do fracasso como forma de aprendizagem, como forma de saber conviver com o sucesso em resposta.

É uma viagem rumo ao desconhecido em que temos sempre constante a presença da inspiração e do otimismo alimentando o espírito empreendedor em busca do desenvolvimento sustentável que nossa sociedade necessita com tanta propriedade e urgência.

Um comentário:

  1. Caro Professor,
    Gostei da classificação do seu blog. Um blog de viagem. Inovador, atual e necessãrio.

    Att
    Paulo

    ResponderExcluir