Desde sempre quis estudar o fenômeno do empreendedorismo como um mecanismo de criação e distribuição de riquezas.
Sinto-me até hoje atraído pela curiosidade de perceber o processo de geração de um empreendimento, essa aventura que os empreendedores vivem, a fascinante aventura de inovar.
A maneira de condução de explorar uma inovação é quando o empreendedor sabe o que buscar, coloca em prática a missão de sua empresa. A missão é uma descrição da razão de ser da organização. Deve ser referida aos seus clientes, produtos ou serviços, mercados, motivações e tecnologia.
As características da missão são:
a)recordar a razão de ser da organização;
b)identificar o mercado atual e potencial;
c)definir o campo de ação da organização;
d)determinar o âmbito geográfico.
As perguntas básicas que respondem a missão são:
a)Qual é o nosso negócio?
b)Qual/quem é nosso cliente?
c)Que queremos chegar a ser?
d)Quem somos?
e)Quem buscamos?;
f)Para que o fazemos?
g)Para quem trabalhamos?
Uma orientação para o cliente:
a)não roupa, vestuário: aspecto atrativo;
b)não livros: prazer, entretenimento e conhecimento;
c)não coisas: ideias, emoções, sentimentos e benefícios.
Exemplo 1 de missão: somos uma companhia que explora recursos petrolíferos e oferecemos produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes. Realizamos nossas atividades com responsabilidade social a fim de obter rendimentos superiores que nossos competidores, cumprindo nosso compromisso com a sociedade e o ambiente.
Exemplo 2 de missão: “a missão da PepsiCo é incrementar o valor do investimento de nossos acionistas. Fazemos isto através do incremento de nossas vendas, controle de custos e um investimento inteligente de nossos recursos. Cremos que nosso êxito comercial depende de uma oferta de qualidade e valor para nossos consumidores e clientes; provendo produtos que são seguros, saudáveis, economicamente eficientes, eficazes e bons para o ambiente; e entregando um alto retorno aos nossos investidores enquanto nos centramos nos mais altos padrões de integridade.”
O empreendedor também se orienta pela sua visão de negócios. A visão é uma imagem que representa um estado desejável que buscamos criar. Serve de direcionamento para a tomada de decisões e estabelece um compromisso para a ação.
Características da visão:
a)declarar as aspirações da organização;
b)motivar e inspirar;
c)comprometer;
d)mobilizar e energizar;
e)comunicar os valores da organização.
A visão responde as seguintes perguntas:
a)como chegaremos lá?
b)que nos diferencia da concorrência?
c)quais são os nossos valores?
d)quais são as nossas prioridades?
Exemplo de visão.
Ser uma empresa com atividades globais, reconhecida por clientes, competidores e público em geral. Caracterizaremos-nos com a inovação, iniciativa e o trabalho em equipe, assim como nossa capacidade para antecipar e responder as mudanças e para criar oportunidades.
Três pessoas trabalbam em uma construção. Todos faziam o mesmo trabalho, porém quando foi perguntado a cada um qual era este, as respostas foram diferentes.
a)“Rompendo rochas,” replicou o primeiro.
b)“Ganhando a vida,” disse o segundo.
c)“Ajudando a construir uma catedral,” afirmou o terceiro.
.
domingo, 17 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário