sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EM BUSCA DE APOIO

Qualquer empreendedor deve ter claro alguns conceitos-chave na hora de apresentar o seu negócio. Ele deve ser o primeiro e mais fervoroso crente na viabilidade de seu projeto. A persistência e o compromisso pessoal do empreendedor com o projeto são as qualidades mais apreciadas por um investidor.

Em diálogo com candidatos a empreendedores no Instituto Superior de Contabilidade e Administração na cidade do Porto, nessa última terça-feira, alertava-os sobre a necessidade existente de “centrar” um modelo de negócio:

a) Quem é o cliente?

b) O que é importante para ele?

c) Como é possível ganhar dinheiro nesse negócio?

d) Que lógica econômica permite que eu proporcione ao cliente aquilo que ele deseja a um custo suportável?

Um empreendedor é uma pessoa com uma necessidade real de criar seu próprio negócio. Geralmente, em vez de estudar bem o mercado em que se quer atuar, simplesmente se põe a trabalhar sem um modelo de negócio definido. Não é possível lançar um empreendimento sem conhecer, pelo menos, alguns elementos básicos de seu ambiente.

Por exemplo: qual é o mercado total a que nos dirigimos? Quem é o líder a nível estadual, nacional e mundial? As respostas a estas questões variam dependendo do negócio. Seja qual seja o caso, não podemos deixar de fazer um estudo de mercado, o mais exaustivo possível, do ambiente de negócios no qual pensamos situar a nossa nova empresa.

O aspecto fundamental seguinte é a disposição de realmente querer dedicar-se ao negócio. É muito cômodo pensar em ser dono de um empreendimento, porém é sempre ter em mente que vamos ter poucos tempos livres e que o negócio que queremos montar vai com certeza consumir muito de nosso tempo. Isso nunca funciona. Ou se está suficientemente convencido de que a dedicação ao negócio é importante ou estamos diante de uma crônica de um fracasso anunciado. Assim, o empreendedor somente deve abandonar seu emprego seguro para lançar-se em seu projeto se tiver plenamente convicto desta coisa tão simples porém muitas vezes não levadas em consideração. Empreendedores de fins de semana são muito raros terem sucesso.

Um outro aspecto preocupante, sobre todo no Brasil, quando falamos de investimentos, é a quantidade de pessoas que não se dar conta de que os investidores buscam oportunidades claras de negócio. Em nenhum momento estão dispostos a financiar empreendimentos que não sejam viáveis, em outras palavras, tenham mercado.

Que buscam os investidores? Ou procuram um negócio que ofereça rentabilidade em curto prazo e não ofereça muito risco, ou estão dispostos a arriscar-se mais se entendem que existe uma oportunidade entre 100 ou 200 (não entre mil ou dois mil, como é habitual calcular nos EUA) de conseguir multiplicar seu investimento por dez ou vinte. Em general, salvo exceções, quanto mais arriscado o negócio, menos capital estão dispostos a investir.

O que mais convence a um investidor? O primeiro é a persistência e o compromisso pessoal do empreendedor com o projeto. Não é aceitável para um investidor que o empreendedor não queira investir nem um centavo de seu próprio dinheiro ou não seja capaz de levantar, entre seus familiares, o mínimo de dinheiro inicial.

O seguinte aspecto importante é a capacidade do empreendedor para escutar. Em geral, os empreendedores que estão convencidos do êxito que um projeto tem, terá pouca paciência para explicá-lo a alguém que não o entenda desde o início. É preciso uma elevada dose de humildade. Fazer apresentações sobre o projeto, tanto as escritas como as pessoais, e buscar todos os apoios necessários para que estas ajudem a viabilizar o projeto. Apresentações mal feitas, com erratas freqüentes ou erros de cálculo, mostram uma pessoa com falta de tranqüilidade necessária para tomar-se um empreendedor preparado para tomar decisões.

Erros a evitar

Talvez o mais importante seja valorar bem, o dinheiro que se necessita, de quem se necessita. Se estivermos a falar de um projeto de tecnologia, é difícil interessar a um construtor, acostumado a outro tipo de retornos. Sempre existem exceções, porém é melhor procurar desde o início a pessoa que conheça do que estamos falando, ou possa assessorar-se convenientemente sobre o tema.

Qual é o erro mais freqüente que comete um empreendedor? Desenhar modelo de negócio e tentar levantar um volume de recursos maior que as cifras necessárias para o sucesso do negócio. Por exemplo, se o negócio que necessita um investimento de capital de 100.000 reais, é habitual solicitar 300.000 para cobrir-se de quaisquer imprevistos. Em tal situação, um empreendedor pode passar por um constrangimento quando o investidor lhe mostrar suas próprias cifras e lhe pede que esclareça a discrepância. Alguém que pede um volume dinheiro muito maior que o necessário é pouco de confiável.

Por outro lado, se falamos de negócios em Internet, um ambiente totalmente global, não se pode planejar um horizonte exclusivamente centrado em nosso país. Os investidores querem que a empresa esteja antenada com tudo que está passando fora, e como pensar em competir com quem está desenvolvendo um negócio similar no EUA.

Os empreendedores devem pensar muito em que realmente querem. E se querem mesmo criar o seu próprio negócio, mãos a obra.

Um comentário:

  1. PARABENS PELO APRESENTAÇÃO DO TEMA. AGORA INVESTIDORES QUE SÓ QUEREM LUCRO A CURTO PRAZO NÃO INTERESSA.SAO PREDADORES, CAPITALISTAS SELVAGENS!

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