segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A EFICÁCIA DOS EMPREENDEDORES

A eficácia dos empreendedores é nossa maior esperança para viabilizar a sociedade moderna. O empreendedor de sucesso atua de forma eficiente e eficaz, a fomentar um clima de elevado ânimo entre os seus colaboradores, o que gera um ambiente favorável para que o empreendimento seja bem sucedido e alcance seus objetivos e metas mais rapidamente.

Esta afirmação está fundamentada em três elementos:

  1. o empreendedor identifica ou cria uma oportunidade o que o impulsiona a iniciar um processo de criação e transformação a assumir um risco pela sua inovação;
  2. a este perfil se associam a capacidade de iniciativa, persistência, etc. as quais influenciam no nível de eficiência e eficácia do resultado do empreendimento;

3. é na envolvente ambiental do empreendedor que gravita as melhores oportunidades susceptíveis de ser aproveitadas pelo seu espírito empreendedor.

Tornar-se um empreendedor eficaz é um processo longo e complexo tanto quanto um método e uma prática de certos instrumentos. Em primeiro lugar, se requer desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais nos diferentes níveis educacionais. Em segundo lugar, estas habilidades necessitam conhecimentos e técnicas para que se expressem em condutas eficientes e eficazes ou o que podemos denominar de habilidade empreendedora.

A habilidade empreendedora = habilidade natural + conhecimentos + técnicas + aperfeiçoamento sistemático.

Este enfoque por outro lado, implica compreender que a formação do empreendedor é constante, fato que contribuirá bastante que o mesmo esteja sempre atualizado para perceber as mudanças na envolvente ambiental na perspectiva de ser uma oportunidade e nunca como ameaça, ajudando-o concretizar a suas iniciativas de acesso a fontes de financiamentos, promoção de novos mercados, etc..

Caberá ao empreendedor, pessoa com responsabilidade social, ético, gerir um empreendimento baseado na inovação, negócio baseado no conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário