quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HABILIDADES DO PERFIL EMPREENDEDOR

Numerosos estudos demonstram que os indivíduos possuem qualidades ou traços próprios que são distintivos de sua personalidade, estes lhe dão uma característica particular na sua forma de ser, de estar, de ver o mundo que o rodeia, e outros que são atribuídos a fatores endógenos como é a herança genética, (como por exemplo, habilidades físicas, intelectuais, etc.).
Estas qualidades configuram indivíduos com diferentes potencialidades ou talentos, de maneira que existem sujeitos que estão mais habilitados para desempenhar com maior possibilidades de êxito em distintas áreas da vida, como são as de tipo acadêmico, social, emocional, artístico, desportivo, etc. É importante destacar que nenhuma potencialidade ou talento é por si superior a outra.
Sem dúvida, quando estas potencialidades não são ensinadas ou não se desenvolve adequadamente, diminuem sua expressão e o nível de impacto que o indivíduo produz em seu meio.
Mais ainda, quando se trata de habilidades de empreendimento econômico constatamos que estas são as que menos têm sido ensinadas, entre outras razões por que não se conheciam ou só eram pesquisadas por centros de estudos e um número reduzido de pesquisadores.
Outros estudos têm demonstrado que os traços de criatividade, inovação e o de assumir riscos calculados definiriam por si todo perfil empreendedor e seriam fatores críticos do empreendedor de negócios. Isto diferencia o caráter empreendedor não o êxito. Outros perfis de personalidade associados a comportamentos sociais bem-sucedidos como por exemplo: um profissional destacado, se relacionaria mais com habilidades e conhecimentos técnicos específicos.

EMPREENDEDOR = INOVAÇÃO + RISCO

Existiria, outra série de atributos associados, em maior ou menor grau, ao perfil empreendedor. Estas características se encontram, também, em pessoas não empreendedoras, as que foram capacitadas ou desenvolvidas e que acabam por influir no nível de êxito do empreendimento.
Pesquisadores neste assunto, afirmam que somado ao conhecimento prático, nos levam postular que os empreendedores têm associado a seu comportamento eficaz cinco traços ou habilidades marcantes em sua personalidade:

1. Alto conhecimento de si mesmo e Autoconfiança;
2. Forte motivação para o êxito;
3. Visão de futuro realista e otimista;
4. Capacidade de planejamento e organização; e
5. Comunicação eficaz e geração de redes de contato, apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário