sábado, 18 de julho de 2009

Espírito Empreendedor: GM vs. Inovação

Espírito Empreendedor - GM x Inovação
Diante do pedido de concordata da GM.

Gostaríamos de chamar atenção a "uma crônica de uma concordata anunciada" feita por Peter Drucker em seu livro "Managing The Nonprofit Organization - Principies and Practices" (1990) em relação a GM. "Um erro comum é remendar o velho ao invés de partir para o novo.
O atual empenho da General Motors mostra claramente que você fica somente com os custos da novidade, sem nenhum dos seus benefícios.
Quando os japoneses vieram e o público americano mudou sua abordagem ao automóvel, a GM fez remendos. Ela melhorou um pouco aquilo que já estava fazendo e gastou enormes volumes de dinheiro, tempo e pessoas com remendos - muito mais do que teria sido requerido por inovações genuínas (grifo nosso). "Alguns anos depois, a Ford reagiu de modo diverso da GM". Ela perguntou: "O que é necessário para inovar?" "E projetou novos carros e novas formas de vendê-los, arriscando grande parte dos seus investimentos existentes. Mas a Ford apresentou produtos que tinham aparência e comportamento diferentes e que podiam de fato competir". A Ford foi a única que não solicitou "ajuda" ao governo americano.
Na percepção de Drucker as duas únicas funções relevantes de uma empresa são a inovação e o marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário