quarta-feira, 15 de julho de 2009

Teletrabalho: Empreendedorismo na Era Digital

Teletrabalho: Empreendedorismo na Era Digital
Um estudo da Avaya mostra como esta poderá ser uma solução de futuro para aumentar a produtividade nas empresas.

Segundo esse estudo, 85% dos empregados europeus acreditam que o teletrabalho cria novos postos de trabalho e protege também a situação de quem está empregado.

Questionados mais de 3500 empregados em Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido e Rússia, os números são surpreendentes: 61% optaria por este regime se fosse introduzida nova legislação a este propósito no seu país e 59% crêem mesmo que esta deve ser uma aposta de futuro das empresas, pois desta forma aumentam a produtividade dos colaboradores e garantem a permanência dos trabalhadores com a família.

O estudo afirma ainda que os trabalhadores neste regime são mais felizes (67%), mais produtivos (51%) e mais motivados no desempenho das suas tarefas (46%).

O teletrabalho é igualmente uma forma de impulsionar o mercado de emprego, sobretudo para os russos (91%), britânicos (88%) e espanhóis (87%) - e uma boa forma de as empresas economizarem dinheiro (35%).

Para Michael Bayer, presidente da Avaya, estes resultados podem ser um passo em frente na luta contra o desemprego, embora não sejam a solução final. "Acredito realmente que a crise atual estimulará os empregadores a aceitarem uma abordagem inteligente às políticas de mão-de-obra, usando a flexibilidade de horários como um modo prático e rentável para manter na companhia pessoal valioso, quando necessitam ter em conta outros compromissos", conclui.

DEZ DICAS PARA TRANSFORMAR A SUA EMPRESA


TELETRABALHO

A NOVA ONDA NO EMPREGO

VANTAGENS

• Aumento exponencial da produtividade.

• Aumento do período diário e da flexibilidade (com clientes e fornecedores).

• Redução do espaço de escritório nas empresas e custos fixos da estrutura.

• Orientação para objetivos e resultados nos processos de trabalho.

• Diminuição do stress e aumento do autocontrole.

• Aumento da fidelidade à empresa ou à rede de parceiros.

• Oportunidades profissionais para segmentos especiais, como portadores de necessidades especiais, pessoas em idade de aposentar-se ou já aposentados.


BARREIRAS EXISTENTES

• Resistência cultural dos administradores (o mito de que só se trabalha se se estiver na empresa durante o horário de trabalho).

• Incompreensão de colegas e vizinhos (voz corrente: em vez de trabalhar está a malandrar ou a “surfar” ou jogar no computador).

• Falta de perfil psicológico para separar trabalho e família em casa e ser disciplinado e organizado (o teletrabalho não é para todos).

• Medo pessoal de criarem situações de subcontratação barata e emprego precário
(falta de legislação trabalhista adequada e de proteção jurídica).


ANTÍDOTOS CORRENTES

• Nem todas as profissões efetivamente permitem o teletrabalho.

• Nem todas as residências permitem o teletrabalho (espaço próprio bem demarcado é requerido).

• Incentivo a uma maior interação social, derivada de maior pró-atividade em relação a clientes, fornecedores e colegas.

• Tendências para soluções mistas trabalho – casa, casa - cliente ou casa centro de teletrabalho (partilhando com outros profissionais na mesma situação).

• O teletrabalho não se decreta, aprende-se e exige adaptação por parte do próprio indivíduo, da sua família e dos colegas.

• Recomenda-se teste-piloto de demonstração (um ano) com uma amostra de voluntários escolhidos a nível individual (e não por seção ou departamento).

TELECENTROS

FUNÇÕES DOS TELECENTROS

• Localização de empregados de diversas empresas ou funcionários, com domicílio na proximidade, a fim de realizarem as suas funções em regime de teletrabalho parcial ou total.

• Suporte logístico e de convivência a trabalhadores autônomos ou teletrabalhadores em casa com domicílio na área.

• Localização de teleserviços para as micro, pequenas e médias empresas.

• Estabelecimento de teleserviços públicos.

• Fixação de instituições de formação e ensino para teleformação, tele-ensino ou utlização de locais de formação e ensino em regime residencial.

• Locais de inserção profissional ao serviço dos organismos públicos de gestão do mercado de empregos.

• Funcionamento como “vitrine local” de produtos e serviços dos parceiros e utilizadores do telecentro.


TIPO DE LOCALIZAÇÃO PRIORITÁRIA

• Espaços disponíveis na rede de metrô, terminais de integração da região metropolitana.

• Espaços disponíveis nas estações rodoviárias.

• Espaços imobiliários disponíveis na esfera municipal, estadual e federal.

• Espaços disponíveis em grandes empresas com rede de comunicações privadas suscetíveis de serem rentabilizados (por exemplo: operadores de telecomunicações, empresas de energia, etc.

ALVOS DO MARKETING

• Arquivo digital

• Arquitetura

• Auditores on line

• Banco de dados

• Design (escritórios, autônomos e webdesigns)

• Edições

• Farmacêutica (representantes de laboratórios)

• Finanças (corretores)

• Formação profissional

• Help-desks

• Imobiliária (corretores)

• Informática (vendas, marketing, pós-vendas)

• Jornalismo

• Organismos sociais ( previdência social, instituições de emprego)

• Profissões liberais (advogados, consultores)

• Seguros (corretores, peritos de acidentes)

• Serviços às empresas (contabilidade, telegestão, teledigitação, teletradução, telesecretariado, fotografia, programadores, criadores de home-page, especialista multimídia)

• Servições de manutenção

• Serviços público (pagamentos de impostos, carteira de habilitação, carteira de identidade)

• Serviços telefônicos

• Vendas de automóveis (sem necessidade de deslocar-se a concessionária)

3 comentários:

  1. Como sempre brilhante a explanação do Prof. Dr Emanuel Leite.
    Parabéns pelo Blog.
    Prof Francisco Zagari

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  2. Parabéns prof.Emanuel, como sempre na vanguarda, traduzindo os cenários.

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  3. Parabéns prof. Emanuel, muita inspiração sempre com presença plena no que está acontecendo.

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