sábado, 24 de abril de 2010

INOVAÇÃO: A ARMA DO MARKETING NOS ANOS 90

Nos anos 80, o sucesso empresarial foi resultado dos programas de redução de custos, enxugamento de estruturas e de uma agressiva política de qualidade total implementada pelas empresas.
Imaginação e Marketing são as chaves que abrirão as portas para este mundo novo, onde a "competição - sistema através do qual a sociedade satisfaz suas necessidades e desejos - " Theodore Levitt - Imaginação e Marketing.
"O sistema ecológico é um modelo particularmente conveniente para descrever como o meio ambiente interfere na vida empresarial, onde as empresas tentam, a todo instante, ajustar-se as necessidades e desejo de seus clientes ou fornecedores", Zaccarelli, Fischann, Leme, Ecologia das Empresas.
Novos mercados não são criados por nenhum processo misterioso de geração espontânea. A tomada de decisão num ambiente competitivo exige muita percepção dos empreendedores, pois a identificação e exploração de mercados emergentes não é uma tarefa fácil, tendo em vista a incerteza com que a empresa se defronta diante desta nova situação. Sendo a competição um processo dinâmico, a empresa precisa estar apta para observar que as velhas fórmulas decisórias perderam sua eficácia diante da tecnologia. A empresa deve ser ousada, inovadora o bastante para renovar constantemente sua vitalidade. Não existe mais espaço, lugar para uma nostagia corporativa, Peter Drucker, Inovação e Espírito Empreendedor.
Davidow,in Marketing de Alta Tecnologia, cita alguns elementos que podem estimular o espírito inovador, criativo,em uma empresa, vamos aos principais:

A) Escapar a tirania do mercado, que muitas das vezes impede que a empresa procure novas aplicações para seus produtos/serviços, perdendo assim excelentes oportunidades de negócios. É preciso romper com o imobilismo e adotar uma postura arrojada no mercado.

B) Investir maciçamente nas pesquisa de produtos/serviços inovadores, pois a tecnologia está revolucionando a concepção de produtos/serviços ao acrescentar uma importante nova função para alguns produto/serviço já conhecidos; desenvolvendo novas formas de distribuição/ apresentação do produto/ serviço; lançado produtos/ serviços totalmente inovadores que desafiam completamente as atuais abordagens de análise de mercado que geralmente são utilizados pelo marketing tradicional, baseados na matriz clientes x produtos e não em necessidades x utilidades. Esta é uma nova, reconfigurada visão de mercado que exige uma constante luta pela descorberta e desenvolvimento de novos produtos/serviços, algo que é imposto pelo mercado competitivo às empresas empreendedoras- McKenna, Marketing de relacionamento.

Estar à frente dos concorrentes na criação de novos mercados é uma tarefa muito arriscada, que pode ser minimizada através da pesquisa de mercado; cuidadosa análise das técnicas de segmentação de mercado, etc. Lembre-se que algumas empresas ainda perguntam aos clientes o que eles desejam. As que liderarão os mercados nos anos 90, saberão exatamente o que seus clientes querem, antes mesmo deles. Antecipar desejos e necessidades para retenção dos clientes, será a razão do sucesso, Mckenna: Estratégia de Marketing em Tempos de Crise.
Hamel o Prahalad. Harvard Business Review,July-August-1991, recomendam que as empresas devem livrar-se das antigas formas de gerenciar seus negócios como olhar para seus pés ao invés de visualizar o horizonte, onde estão as verdadeiras oportunidades de negócios; investir a maior parte de seu tempo defendendo com unhas e dentes seu negócio atual; seguirem os desejos de seus clientes e não adotarem uma postura de vanguarda, antecipando-se aos seus desejos e necessidades ; enfocam mais o produto e não suas funções, utilidades.
Concluindo, Peter Drucker, afirma em Fronteiras do Amanhã, 1959, que "a finalidade de qualquer empresa é criar seu cliente, através de duas funções básicas - o marketing e a inovação, pois o marketing e a inovação dão resultados e, todo o resto são custos".

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