terça-feira, 6 de abril de 2010

O QUE SE VEM FAZENDO PARA PROMOVER A CRIAÇÃO DE EMPRESAS

Fomentar a criação de empresas tem um grande interesse econômico e social e parece que as Administrações Públicas estão levando a sério a tarefa de procurar ajudar aos empreendedores atuando em diferentes frentes de articulações em prol do empreendedorismo. Estas atuações de promoção são:

1)Formação e informações as empresas em sua fase de criação

a)Fomento da cultura empreendedora nas escolas, institutos e universidades. Mediante projetos formativos dirigidos a alunos e professores. A realidade no Brasil é que existe pouca cultura empresarial: o professor e o estudante em todos os âmbitos e níveis não contemplam seriamente a possibilidade da criação de empresas como uma possibilidade real. O empreendedor é visto como um animal raro que surge por geração espontânea.
b)Intercâmbio de experiências entre professores e empreendedores. Visitas de empreendedores aos centros de ensino contando suas experiências e visitas de professores com alunos nas empresas.
c)Apoio das instituições públicas aos estudantes que ao concluir seus estudos possam constituir uma empresa, mediante alojamento em incubadoras de empresas.
d)Formação e apoio sistemático e gratuito por parte das associações empresariais, que permita aos novos empreendedores ter os materiais e ferramentas de planejamento básicas a sua disposição através de Internet, assim como assessoria por parte de especialistas destes organismos.

2)O financiamento da criação de empresas

a)Linhas públicas especiais de financiamento. Atualmente o novo empreendedor recorre em sua maior parte aos bancos e instituições de crédito, que não têm produtos/serviços desenhados para eles e lhes exigem avais e garantias que muitas vezes não dispõem.
b)Fomento de entidades de capital risco.
c)Fomento e apoio das cooperativas de crédito

3)Incubadoras e estruturas de apoio para a criação de empresas

a)Centros de apoio a empresas inovadoras com instalações, assessoramento, etc.
b)Apoio à eficácia na transferência de tecnologias universidade-empresa.
c)Incubadoras de empresas em outros setores, por exemplo. o turístico.
d)Integração destas incubadoras formando redes com transferência de informação, tecnologia e formação.
e)Incubadoras virtuais com apoio através de Internet em lugar de instalações físicas.

4) O projeto da Nova Empresa

As entidades governamentais (União, Estados e Municípios) deveriam procurar desburocratizar o processo de criação de empresas usando a Internet como meio de constituição de uma empresa para acelerar o processo e diminuir os custos.

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