domingo, 23 de agosto de 2009

DECÁLOGO PARA ACERTAR NA ESCOLHA DE UM SÓCIO

Objetivos: Analisar se os objetivos dos sócios são os mesmos - qual o grau de ambição de cada um e que dimensão aspiram para o negócio. Definir os planos de crescimento e objetivos da empresa.
Atribuições: Estabeleça o organograma da empresa, as responsabilidades de cada sócio e quais seus direitos e deveres. Dividir as tarefas antes de montar a empresa - defina o campo de atuação de cada sócio; escolha os colaboradores em conjunto, principalmente quando se trata do contabilista.
Capital: A participação de capital de cada sócio deve ser igual - caso contrário, as cotas devem bem definidas.
Projeto de vida: definir com antecedência a retirada “pró-labore”, a distribuição dos lucros e quanto será reinvestido na própria empresa (durante quanto tempo); caso um dos sócios entre apenas com o capital, esse item se torna mais importante ainda.
•Escala de trabalho: Determine o horário de trabalho de cada sócio - estabeleça quem trabalha em feriados e quando cada um tira férias.
Autonomia: Estabeleça o grau de autonomia de cada sócio - até que ponto um dos envolvidos pode tomar uma decisão sozinho.
Família: Defina de antemão se mulher/marido, filhos e outros parentes poderão trabalhar na empresa como funcionários - quantos por parte de cada sócio.
Desistência: Defina o que acontece com a sociedade quando um dos sócios morrer ou não puder mais trabalhar. Deixe bem claro se outro sócio tem preferência na compra das acções, no caso de um dos participantes deixar a sociedade.
Sucessão: Determine o esquema de sucessão da empresa. Determine se os herdeiros podem assumir a empresa ou se ficam obrigados a vender a sua parte para os outros sócios, caso um deles morra.
Contrato: Faça constar esses e outros pontos que julgue possa gerar atritos futuros em um contrato assinado por todos os sócios. Elabore um contrato escrito que contenha tudo o que foi verbalmente acordado entre as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário