segunda-feira, 7 de setembro de 2009

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

A atividade empreendedora envolve identificar oportunidades dentro do sistema econômico. O empreendedor percebe o que cliente necessita e, em seguida, diferencia o produto ou serviço para ele, como podemos observar na figura 1.


Figura 1. – Identificando oportunidades

Fonte: Empreendedorismo, Inovação, Incubação de Empresas e a Lei de Inovação


As ideias estão seguindo a economia, as ideias estão enriquecendo as pessoas e acima de tudo as ideias estão mudando o mundo. Logo, mesmo que o indivíduo não tenha a menor percepção de como organizar a produção de ideias, uma coisa está clara: se conseguir que as pessoas aceitem, adorem e cultivem suas ideias, o promotor das ideias será um vencedor. Ganhará reconhecimento, poder e mudará o mundo.

Uma ideia parada não vale nada, mas uma ideia em movimento sim, que cresce e contamina todos os que entram em contato com ela.

Uma ideia contagiante começa com um manifesto de ideia, um ensaio, lógico e poderoso, que reúne uma série de ideias existentes e as transformam em uma idéia nova e mais ampla, mais unificada e atraente. Às vezes esse manifesto assume o formato de um ensaio escrito. Também pode ser uma imagem, uma canção, um produto ou um processo eficiente e eficaz.

O meio não importa o que importa é a mensagem. Se for capaz de utilizar seu manifesto para mudar a forma de pensar, falar e agir das pessoas, o empreendedor terá criado algo de valor.

É preciso entender que o consumidor já não está interessado em comprar um produto/serviço. Na verdade, o produto/serviço não passa de um artefato, em volta do qual acontecem experiências:

a) Quais são os nossos clientes?

b) O que eles valorizam?

c)Como eles podem acessar nossos produtos/serviços?

Mais ainda: os clientes não mostram grande vontade de aceitar experiências engendradas pelas empresas. Querem, cada vez mais, dar forma às experiências.

Qualquer empresa sem estratégia, simplesmente, corre o risco de se transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência. A única forma de prosperar no longo prazo é perceber de que forma ela pode ser diferente das outras empresas. As capacidades gerenciais são diferentes das capacidades empreendedoras.

O empreendedor preenche as deficiências do mercado com a oferta de novos produtos e serviços. O empreendimento envolve as “atividades necessárias para criar ou continuar uma empresa onde os mercados ainda não estejam bem estabelecidos ou definidos claramente e/ou em que parte relevante da função de produção não está completamente conhecida ou estabelecida”.

O empreendedor reconhece e age em cima das oportunidades do mercado. É essencialmente um inovador, envolve-se com a criação de organizações novas. Empreendedorismo “é o processo de identificar, de desenvolver e de trazer uma visão à vida. A visão pode ser uma ideia inovadora, uma oportunidade, ou simplesmente uma maneira melhor de fazer algo.”

“O resultado final deste processo é a criação de algo novo correndo todos os riscos, dado a forma sob circunstâncias do risco e da incerteza considerável”. Todos os seres humanos têm uma área da vida na qual é especial, seja no campo das competências intelectuais, seja na área das emoções – e por isso pode inspirar outras pessoas.

O problema é que, muitas vezes, os indivíduos não sabem sequer rastrear as próprias habilidades. Faz-se necessário desenvolver a capacidade empreendedora, portanto, é descobrir quais são nossas aptidões.

Em um ambiente competitivo, um empreendedor é o desbravador das oportunidades. Para cada oportunidade há sempre um obstáculo a ser superado. Expande os mercados, mas aumenta a concorrência.

Em resumo, o empreendedorismo é visto frequentemente, enquanto uma função que envolva a exploração das oportunidades que existem dentro de um mercado.

Tal exploração é a mais geralmente associada com o sentido e/ou a combinação de novas formas de produção.

Os empreendedores geralmente correm riscos ao perseguir oportunidades, e usualmente associados com as ações criativas e inovadoras. Além de atingir os seus objetivos. Neste sentido a atividade empreendedora é fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer país.

Pode ser apresentado como um indivíduo cheio de energia, em contraste com aqueles que não apresentam o mesmo comportamento empreendedor.

Põem em marcha os processos revolucionários associados com a mudança. Para tanto tem necessidade de aprender, pendor para ação, gosto pela ambiguidade, antipatia por ofuscadores pomposos e inflexíveis, disposição para tiros certeiros, crença na curiosidade de todo o mundo, uma vontade de ser estranho.

Quando uma empresa se adapta à mudança, ela está apenas fazendo o mínimo para sobreviver. Para ter sucesso, precisa se antecipar à transformação, mais rápida do que a mudança.

Podemos afirmar que tudo gira em torno da oportunidade; do empreendedor (sua equipe) e dos recursos necessários para iniciar a empresa. Destes três componentes:

a) o empreendedor e sua equipe são considerados os mais importantes;

b) o segundo componente é a oportunidade. As oportunidades existem devido às constantes mudanças, às incongruências, aos caos, etc.; e

c) o terceiro componente é o recurso. Saber quando estes três componentes combinam entre si e quando não, é a chave do êxito empresarial.

Os empreendedores são capazes de diferenciar rapidamente uma idéia de uma oportunidade.



4 comentários:

  1. Parabens!!!, seu blog tirou minhas duvidas,me esclarecendo de forma mais explicita..nao seei se seriam essas as palvras corretas,mas se vc entendeu tah otimo...rsrsrs

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  2. gostei da explanação sobre empreendedorismo, parabéns.

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